Essa pesquisa de caráter bibliográfico tem como objetivo principal denunciar algumas dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Ele é fruto das discussões ocorridas na disciplina ensino-aprendizagem de Matemática no Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba. Os teóricos escolhidos para fundamentar essa pesquisa foram indicados pelo professor responsável pela disciplina. Também é um recorte do trabalho final da disciplina. Essas dificuldades podem estar relacionadas ao gostar ou não da disciplina, também pode ocorrer de os educandos não simpatizarem pelos professores que ministram Matemática. Outros teóricos apontam que essas dificuldades estão em função do processo de manipulação de símbolos matemáticos excessivo; a simbologia matemática é importante, no entanto, o problema reside no fato de não se dá significado a essa linguagem. Destacamos também que os problemas relacionados à aritmética e à álgebra podem nos dá pistas acerca das dificuldades dos alunos em Matemática. Outros teóricos afirma que a natureza do conhecimento matemático é diferente de outros tipos de conhecimento, isso permite a ela um pode de generalização enorme. Um problema reside no fato de que muitos educadores têm uma formação inicial e continuada deficitária, consequentemente não detém de habilidades que possibilitem os aprendizes perceberem o caráter dedutivo da Matemática. Enfim, as dificuldades de Aprendizagem de Matemática são motivos de muitas pesquisas, não pretendemos elencar todas essas dificuldades, mas, apenas evidenciar algumas delas. Outras possíveis dificuldades podem estar relacionadas ao raciocínio multiplicativo, à álgebra, à incapacidade de migrar de um registro semiótico para outro, estes três últimos não é trabalhado nesta pesquisa.