NUNES, Aline De Paula. . Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7120>. Acesso em: 28/12/2024 20:26
Muitos estudos têm apontado para o fato de que a iniciação ao uso de drogas, de um modo geral, ocorre, na maioria das vezes, durante a adolescência e isso atualmente é visto como um problema social. Isso se justifica pelo fato de os adolescentes serem vulneráveis social e psicologicamente. A necessidade de aceitação dos adolescentes nos seus grupos de interesse torna-se notável. Fazem-se importantes as ações por parte da escola, um dos meios de interação dos adolescentes, a fim de conscientizá-los dos efeitos das drogas e dos prejuízos causados por elas. O objetivo principal do projeto é conscientizar os alunos dos riscos que as drogas oferecem à saúde, além dos transtornos gerados pelo seu uso. Objetivou-se também, destacar a importância da manutenção de hábitos saudáveis. O projeto foi desenvolvido durante um ano, aproximadamente, entre o último trimestre do ano de 2012 e agosto do ano de 2013 através da ação conjunta dos professores e alunos. Os discentes pesquisaram os conceitos pertinentes aos respectivos temas, formando-se grupos em cada sala, no sentido de desenvolver um conhecimento prévio capaz de consolidar o assunto para posteriormente, desenvolver o projeto. A avaliação individual dos alunos foi realizada de acordo com a produção de cada grupo. Foram observados os seguintes aspectos: assiduidade; embasamento teórico sobre o tema de drogas e vida saudável; participação na confecção dos materiais para mostra cultural, apresentação de vídeos curta-metragem e explicação dos trabalhos. Através do desenvolvimento do projeto incentivou-se a conscientização da comunidade escolar em torno do reconhecimento de que, mais vale a manutenção de uma vida saudável do que a utilização de substâncias que nos trazem momentos “passageiros” de prazer, e que são responsáveis por causarem danos à nossa saúde e por gerarem também, problemas sociais. Os resultados obtidos pelo projeto superaram, em muito, os resultados esperados. Os trabalhos realizados foram além de uma simples abordagem sobre o tema ou explanação de materiais confeccionados, alcançando objetivos maiores, tais como: a interação dos alunos na realização de seus trabalhos e principalmente a formação de cidadãos críticos e conscientes. Ao final do projeto foi possível perceber que quando toda a escola se mobiliza para um bem comum, os resultados alcançados são excelentes. Fazer com que os alunos aprendam o conteúdo curricular de forma crítica é o ponto mais importante do projeto. Não apenas produzindo um simples “trabalho escolar”, mas sim, descobrindo os males causados pelo uso de drogas, utilizando para isso várias fontes bibliográficas, fazendo uso de discussões em sala de aula propostas pelos professores, o que resultou, muitas vezes, na mudança de pensamento e conduta desses jovens. Enfim, esse é o maior papel da escola: não formar alunos apenas para enfrentar testes e provas, mas prepará-los, ou melhor, formar cidadãos críticos em relação à sociedade onde vivem.