Percebe-se que as pesquisas sobre ensino de Biologia vem ganhando espaço a cada dia, portanto, justifica-se a problemática discutida nesse artigo o fato de a pesquisadora ser Licenciada em Ciências Biológicas e aprofundar suas investigações nessa área. Ressalta aqui que os resultados apresentados nesse trabalho é parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. O presente artigo objetiva perceber como os professores de Biologia de duas escolas, uma estadual e uma federal, relacionam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, pois sabe-se que a Biologia é uma disciplina bastante presente na vida humana. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação livre, para analisar os dados coletados trabalhou-se com análise de conteúdo. O estudo foi realizado em duas escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo que uma pertence à Rede Pública Estadual de Ensino e a outra, à Rede Pública Federal de Ensino da cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí. Adotamos alguns critérios para selecionar nossas escolas-campo: a) funcionar os três turnos; b) possuir maior e melhor estrutura de funcionamento, tanto em aspecto físico quanto em quadro de alunos e professores e c) possuir maior número de professores de Biologia. Assim, as instituições que contemplaram as nossas exigências foram o CEMTI - Franklin Dória (estadual) e o Colégio Agrícola de Bom Jesus (federal), satisfazendo o nosso campo de pesquisa propriamente dito. Os resultados obtidos na investigação revelaram que a maneira mais fácil e prudente que os professores acreditam ser possível estabelecer essa relação seja através de exemplos, o que algumas vezes deixa a desejar, pois alguns assuntos não permitem que sejam levantados exemplos do cotidiano.