Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO

Palavra-chaves: BIOLOGIA, CONTEÚDOS, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7212
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 959
    "inscrito_id" => 32370
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO"
    "resumo" => "Percebe-se que as pesquisas sobre ensino de Biologia vem ganhando espaço a cada dia, portanto, justifica-se a problemática discutida nesse artigo o fato de a pesquisadora ser Licenciada em Ciências Biológicas e aprofundar suas investigações nessa área. Ressalta aqui que os resultados apresentados nesse trabalho é parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. O presente artigo objetiva perceber como os professores de Biologia de duas escolas, uma estadual e uma federal, relacionam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, pois sabe-se que a Biologia é uma disciplina bastante presente na vida humana. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação livre, para analisar os dados coletados trabalhou-se com análise de conteúdo. O estudo foi realizado em duas escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo que uma pertence à Rede Pública Estadual de Ensino e a outra, à Rede Pública Federal de Ensino da cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí. Adotamos alguns critérios para selecionar nossas escolas-campo: a) funcionar os três turnos; b) possuir maior e melhor estrutura de funcionamento, tanto em aspecto físico quanto em quadro de alunos e professores e c) possuir maior número de professores de Biologia. Assim, as instituições que contemplaram as nossas exigências foram o CEMTI - Franklin Dória (estadual) e o Colégio Agrícola de Bom Jesus (federal), satisfazendo o nosso campo de pesquisa propriamente dito. Os resultados obtidos na investigação revelaram que a maneira mais fácil e prudente que os professores acreditam ser possível estabelecer essa relação seja através de exemplos, o que algumas vezes deixa a desejar, pois alguns assuntos não permitem que sejam levantados exemplos do cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CONTEÚDOS, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_44_47_idinscrito_32370_4d9cedb092e511fc27a73fa8d9d72bc7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANNA SANTOS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "WANNA SANTOS"
    "autor_email" => "wannasantos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7212
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 959
    "inscrito_id" => 32370
    "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO"
    "resumo" => "Percebe-se que as pesquisas sobre ensino de Biologia vem ganhando espaço a cada dia, portanto, justifica-se a problemática discutida nesse artigo o fato de a pesquisadora ser Licenciada em Ciências Biológicas e aprofundar suas investigações nessa área. Ressalta aqui que os resultados apresentados nesse trabalho é parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. O presente artigo objetiva perceber como os professores de Biologia de duas escolas, uma estadual e uma federal, relacionam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, pois sabe-se que a Biologia é uma disciplina bastante presente na vida humana. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação livre, para analisar os dados coletados trabalhou-se com análise de conteúdo. O estudo foi realizado em duas escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo que uma pertence à Rede Pública Estadual de Ensino e a outra, à Rede Pública Federal de Ensino da cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí. Adotamos alguns critérios para selecionar nossas escolas-campo: a) funcionar os três turnos; b) possuir maior e melhor estrutura de funcionamento, tanto em aspecto físico quanto em quadro de alunos e professores e c) possuir maior número de professores de Biologia. Assim, as instituições que contemplaram as nossas exigências foram o CEMTI - Franklin Dória (estadual) e o Colégio Agrícola de Bom Jesus (federal), satisfazendo o nosso campo de pesquisa propriamente dito. Os resultados obtidos na investigação revelaram que a maneira mais fácil e prudente que os professores acreditam ser possível estabelecer essa relação seja através de exemplos, o que algumas vezes deixa a desejar, pois alguns assuntos não permitem que sejam levantados exemplos do cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CONTEÚDOS, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_44_47_idinscrito_32370_4d9cedb092e511fc27a73fa8d9d72bc7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANNA SANTOS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "WANNA SANTOS"
    "autor_email" => "wannasantos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Percebe-se que as pesquisas sobre ensino de Biologia vem ganhando espaço a cada dia, portanto, justifica-se a problemática discutida nesse artigo o fato de a pesquisadora ser Licenciada em Ciências Biológicas e aprofundar suas investigações nessa área. Ressalta aqui que os resultados apresentados nesse trabalho é parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. O presente artigo objetiva perceber como os professores de Biologia de duas escolas, uma estadual e uma federal, relacionam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, pois sabe-se que a Biologia é uma disciplina bastante presente na vida humana. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação livre, para analisar os dados coletados trabalhou-se com análise de conteúdo. O estudo foi realizado em duas escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo que uma pertence à Rede Pública Estadual de Ensino e a outra, à Rede Pública Federal de Ensino da cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí. Adotamos alguns critérios para selecionar nossas escolas-campo: a) funcionar os três turnos; b) possuir maior e melhor estrutura de funcionamento, tanto em aspecto físico quanto em quadro de alunos e professores e c) possuir maior número de professores de Biologia. Assim, as instituições que contemplaram as nossas exigências foram o CEMTI - Franklin Dória (estadual) e o Colégio Agrícola de Bom Jesus (federal), satisfazendo o nosso campo de pesquisa propriamente dito. Os resultados obtidos na investigação revelaram que a maneira mais fácil e prudente que os professores acreditam ser possível estabelecer essa relação seja através de exemplos, o que algumas vezes deixa a desejar, pois alguns assuntos não permitem que sejam levantados exemplos do cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.