A Alfabetização Científica é um processo que tornará o indivíduo alfabetizado cientificamente nos assuntos que envolvem a Ciência e a Tecnologia, ultrapassando a mera reprodução de conceitos científicos, destituídos de significados, de sentidos e de aplicabilidade, popularizando o conhecimento científico, para que o leigo possa utilizá-lo na sua vida cotidiana. Nesta perspectiva, a alfabetização científica deve ser reconhecida como um processo onde as propostas de ensino de Ciências superam o contato com noções e conceitos científicos, de modo que a compreensão da dimensão pública da ciência a partir do acesso às informações seja viabilizada, fomentando repertórios de discussão, de reflexão e de posicionamentos críticos em relação aos temas que envolvem o trabalho da ciência. Logo, o presente trabalho teve por objetivo principal, promover e estimular a alfabetização científica e a apropriação progressiva dos conceitos científicos nos alunos do ensino fundamental através de experimentos que estimulem o pensamento crítico – reflexivo sobre a alfabetização científica. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativo que foi realizada em duas escolas particulares, Colégio Ramalho e o Colégio Geração, situadas na cidade de João Pessoa, PB, nos meses de novembro de 2013 a março de 2014. As turmas selecionadas para o desenvolvimento das atividades foram turmas de 6° ao 8° ano do ensino fundamental, totalizando seis turmas, e aproximadamente 120 alunos. Ao total foram realizados onze encontros/aulas, sendo que quatro deles foram teóricas e sete práticas seguindo uma nova abordagem didática pedagógica com realização de experimentos, práticas e uso de ludicidade voltada ao tema abordado. Nas aulas foram abordados temas da Biologia voltados à alfabetização cientifica, onde os alunos puderam reproduzir experimentos, conhecer e compreender mais sobre o mundo científico, reformular seus conceitos sobre a ciência e sobre o que é ser cientista. A aplicação desta sequencia didática nos levou a perceber que os alunos do Ensino Fundamental envolveram-se com as investigações e as discussões propostas. As argumentações estabelecidas durante as atividades em sala de aula mostraram-se bastante satisfatórias, uma vez que não se restringiram somente a afirmações simples, mas, muitas vezes, apareceram ligadas a justificativas e julgamentos logicamente construídos. Sendo assim, percebe-se que a construção do conhecimento científico nos alunos do ensino fundamental é de grande valia para a formação de cidadãos conscientes e críticos sobre as ciências e suas tecnologias no mundo que os cercam.