O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS EM UMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, COM A INTERVENÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID, SOBRE O CONTEÚDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS. BUSCOU-SE, ASSIM, DESENVOLVER ATIVIDADES QUE ENVOLVESSEM A EXPERIMENTAÇÃO E A LUDICIDADE, DE MODO A FUGIR DO PADRÃO DE ENSINO TRADICIONAL E ESTIMULAR O INTERESSE DOS DISCENTES PELA QUÍMICA. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS DUAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, SENDO UMA DELAS COM VIÉS LÚDICO, DEFINIDA POR ALGUNS AUTORES COMO ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO LÚDICA. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER COMO ATIVIDADES DESSE TIPO CONSEGUEM DESPERTAR O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES. ALÉM DISSO, RESSALTA-SE A RELEVÂNCIA DO PIBID, TANTO PARA OS PROFESSORES E ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS, QUANTO PARA OS DOCENTES EM FORMAÇÃO.