O PRESENTE ESTUDO TEM COMO FOCO APRESENTAR UMA ANÁLISE DO ENSINO SEMIPRESENCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VISTO QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE SE CONHECER MAIS SOBRE ESSE MODELO DE ENSINO DIRECIONADO AO ALUNO DA EJA E ASSIM, POSSIBILITAR UMA COMPREENSÃO DE TODA A CONJUNTURA QUE ENVOLVE ESSE PROCESSO, PARA MELHOR ATENDER AS NECESSIDADES DESSE PÚBLICO, NO SENTIDO DE TORNÁ-LO MAIS ASSÍDUO E PARTICIPATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA TANTO, É NECESSÁRIO DIALOGAR SOBRE QUESTÕES QUE PERMEIAM TODO ESSE PROCESSO, SINALIZANDO PARA MINIMIZAR AS ESTATÍSTICAS DE EVASÃO E INFREQUÊNCIA, FAVORECENDO A MATRÍCULA, A PERMANÊNCIA E O SUCESSO DO ALUNO NO CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS - CEJA, RESPEITANDO TODAS AS SUAS PARTICULARIDADES. PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO FOI FEITO UM LEVANTAMENTO TEÓRICO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ABORDAGEM SEMIPRESENCIAL DE ENSINO, ONDE CONSIDERAMOS QUE MAS SEM ESQUECER QUE O CEJA NÃO É MERAMENTE UMA UNIDADE CERTIFICADORA E SIM UMA UNIDADE ESCOLAR COM UMA FUNÇÃO SOCIAL DEFINIDA, UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO ORGANIZADO QUE NORTEIA A PRÁTICA ESCOLAR COTIDIANA E UMA PROPOSTA DIRECIONADA A ATENDER AO PÚBLICO JOVEM E ADULTOS, COM TODA A SUA COMPLEXIDADE E ENCANTAMENTO.