O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O FILÓSOFO JEAN - JAQUES ROUSSEAU, NASCIDO DA SUÍÇA. UM PENSADOR DE SUMA RELEVÂNCIA NÃO APENAS PARA O MOVIMENTO ILUMINISTA, COMO PARA A HUMANIDADE, CONSIDERANDO QUE MUITOS DE SEUS PENSAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES REFLETEM NA ATUALIDADE E PROSSEGUE MUITO CITADO E ESTUDADO NO AMBIENTE ACADÊMICO. TENDO COMO BASE SEU LIVRO EMÍLIO, OU DA EDUCAÇÃO (1762), OBRA ESCRITA UM POUCO ANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789) DIVIDIDA EM CINCO LIVROS, ROUSSEAU BUSCA RESPONDER A DIVERSAS QUESTÕES DO CONHECIMENTO E DA EDUCAÇÃO. O MÉTODO UTILIZADO É BIBLIOGRÁFICO, BASEANDO-SE EM RECONSTRUIR ANALITICAMENTE CONCEITOS RELEVANTES DO AUTOR E DE AUTORES COMENTADORES SOBRE O TEMA, COMO: LAZARINI, CAMBI E OUTROS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA TAL DISCUSSÃO. CONCLUI-SE QUE EM ROSSEAU, TENDO EM FOCO SUA OBRA, É O DE COMO EDUCAR E PERCEBE-SE QUE O CONHECIMENTO NÃO SE RESTRINGE AO ÂMBITO INSTITUCIONAL, JÁ QUE PARA ESTE PENSADOR, O HOMEM NASCIA BOM E A SOCIEDADE O CORROMPIA. ANALISANDO SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E, ASSOCIANDO PARA A REALIDADE ATUAL EM QUE SE ENCONTRA A MESMA, É POSSÍVEL PERCEBER QUE MESMO DEPOIS DE TANTOS ANOS DE PUBLICAÇÃO, OS PRESSUPOSTOS DE ROUSSEAU SE ENCAIXAM NO CONTEXTO ATUAL, POIS, O MESMO CRITICAVA A EDUCAÇÃO TRADICIONAL EXISTENTE NA ÉPOCA, DE CARÁTER IMPOSITIVO E TÉCNICO, ALGO QUE PERMANECEU PRESENTE POR MUITO TEMPO E VEM SE DESCONSTRUINDO PARA VALORIZAR A FORMAÇÃO DO SUJEITO COM CARÁTER SIGNIFICATIVO PARA SI E PARA A SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO.