Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO E USO DE JOGO DE REGRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL

Palavra-chaves: LINGUAGEM, ATIVIDADE LÚDICA, HISTÓRICO-CULTURAL, VIGOTSKI, VIGOTSKI Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59647
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5350
    "inscrito_id" => 14554
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO E USO DE JOGO DE REGRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL"
    "resumo" => """
      O ENSINO ESCOLAR É UM PROCESSO SISTEMÁTICO QUE REQUER O PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA. DENTRE AS ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE, EVIDENCIA-SE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR COMO UMA AÇÃO INTENCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.\r\n
      NESTA PRÁTICA REFLEXIVA DE PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, O PROFISSIONAL DOCENTE UTILIZA DIVERSOS MATERIAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO COM O INTUITO DE PROMOVER MEIOS PARA QUE OS DISCENTES CONSTRUAM E RECONSTRUAM, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, O APRENDIZADO.\r\n
      O JOGO DE REGRAS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL DOS ALUNOS QUE CURSAM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.\r\n
      \tSENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL INVESTIGAR O USO DO JOGO DE REGRAS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL DOS ALUNOS EM AMBIENTE ESCOLAR. DELIMITOU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (I) IDENTIFICAR MODOS PELOS QUAIS AS CRIANÇAS FAZEM USO DA LINGUAGEM VERBAL DURANTE AS PARTIDAS; (II) VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE NOVAS ESTRATÉGIAS POR MEIO DA LINGUAGEM E SE DIFERENTES FORMAS DE PENSAMENTO NELAS SE EVIDENCIAM A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE JOGO E (III) ANALISAR SE E COMO A DINÂMICA DO JOGO E AS INTERAÇÕES PROPICIAM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. \r\n
      \tESTA PESQUISA TERÁ COMO PARTICIPANTES CRIANÇAS ENTRE 7 A 9 ANOS, MATRICULADOS EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALUNOS DA PESQUISADORA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMPINAS.  \r\n
      \tOS OBJETIVOS SERÃO ALCANÇADOS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES (VIDEOFILMADAS) DA PRÁTICA DO JOGO ESPECIALMENTE PLANEJADO PARA A PESQUISA E MEDIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LINGUAGEM QUE DESENCADEIAM AÇÕES FAVORÁVEIS NA PRÁTICA DO JOGO. \r\n
      \tESPERA-SE QUE OS RESULTADOS TRAGAM NOVOS SUBSÍDIOS TEÓRICOS RELATIVOS A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL, ESTRUTURADA POR MEIO DO JOGO DE REGRAS; ALÉM DISSO, POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR, PRETENDE-SE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.LINGUAGEM
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM, ATIVIDADE LÚDICA, HISTÓRICO-CULTURAL, VIGOTSKI, VIGOTSKI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID14554_02102019234906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA MARA DOS SANTOS MELLO"
    "autor_nome_curto" => "MELLO"
    "autor_email" => "pedagogatania@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59647
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5350
    "inscrito_id" => 14554
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO E USO DE JOGO DE REGRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL"
    "resumo" => """
      O ENSINO ESCOLAR É UM PROCESSO SISTEMÁTICO QUE REQUER O PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA. DENTRE AS ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE, EVIDENCIA-SE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR COMO UMA AÇÃO INTENCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.\r\n
      NESTA PRÁTICA REFLEXIVA DE PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, O PROFISSIONAL DOCENTE UTILIZA DIVERSOS MATERIAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO COM O INTUITO DE PROMOVER MEIOS PARA QUE OS DISCENTES CONSTRUAM E RECONSTRUAM, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, O APRENDIZADO.\r\n
      O JOGO DE REGRAS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL DOS ALUNOS QUE CURSAM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.\r\n
      \tSENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL INVESTIGAR O USO DO JOGO DE REGRAS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL DOS ALUNOS EM AMBIENTE ESCOLAR. DELIMITOU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (I) IDENTIFICAR MODOS PELOS QUAIS AS CRIANÇAS FAZEM USO DA LINGUAGEM VERBAL DURANTE AS PARTIDAS; (II) VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE NOVAS ESTRATÉGIAS POR MEIO DA LINGUAGEM E SE DIFERENTES FORMAS DE PENSAMENTO NELAS SE EVIDENCIAM A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE JOGO E (III) ANALISAR SE E COMO A DINÂMICA DO JOGO E AS INTERAÇÕES PROPICIAM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. \r\n
      \tESTA PESQUISA TERÁ COMO PARTICIPANTES CRIANÇAS ENTRE 7 A 9 ANOS, MATRICULADOS EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALUNOS DA PESQUISADORA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMPINAS.  \r\n
      \tOS OBJETIVOS SERÃO ALCANÇADOS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES (VIDEOFILMADAS) DA PRÁTICA DO JOGO ESPECIALMENTE PLANEJADO PARA A PESQUISA E MEDIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LINGUAGEM QUE DESENCADEIAM AÇÕES FAVORÁVEIS NA PRÁTICA DO JOGO. \r\n
      \tESPERA-SE QUE OS RESULTADOS TRAGAM NOVOS SUBSÍDIOS TEÓRICOS RELATIVOS A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL, ESTRUTURADA POR MEIO DO JOGO DE REGRAS; ALÉM DISSO, POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR, PRETENDE-SE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.LINGUAGEM
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM, ATIVIDADE LÚDICA, HISTÓRICO-CULTURAL, VIGOTSKI, VIGOTSKI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID14554_02102019234906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA MARA DOS SANTOS MELLO"
    "autor_nome_curto" => "MELLO"
    "autor_email" => "pedagogatania@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO ESCOLAR É UM PROCESSO SISTEMÁTICO QUE REQUER O PLANEJAMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA. DENTRE AS ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE, EVIDENCIA-SE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR COMO UMA AÇÃO INTENCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTA PRÁTICA REFLEXIVA DE PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO, O PROFISSIONAL DOCENTE UTILIZA DIVERSOS MATERIAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO COM O INTUITO DE PROMOVER MEIOS PARA QUE OS DISCENTES CONSTRUAM E RECONSTRUAM, DE MANEIRA SIGNIFICATIVA, O APRENDIZADO. O JOGO DE REGRAS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PODERÁ CONTRIBUIR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL DOS ALUNOS QUE CURSAM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL INVESTIGAR O USO DO JOGO DE REGRAS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL DOS ALUNOS EM AMBIENTE ESCOLAR. DELIMITOU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (I) IDENTIFICAR MODOS PELOS QUAIS AS CRIANÇAS FAZEM USO DA LINGUAGEM VERBAL DURANTE AS PARTIDAS; (II) VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE NOVAS ESTRATÉGIAS POR MEIO DA LINGUAGEM E SE DIFERENTES FORMAS DE PENSAMENTO NELAS SE EVIDENCIAM A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE JOGO E (III) ANALISAR SE E COMO A DINÂMICA DO JOGO E AS INTERAÇÕES PROPICIAM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM. ESTA PESQUISA TERÁ COMO PARTICIPANTES CRIANÇAS ENTRE 7 A 9 ANOS, MATRICULADOS EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALUNOS DA PESQUISADORA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMPINAS. OS OBJETIVOS SERÃO ALCANÇADOS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES (VIDEOFILMADAS) DA PRÁTICA DO JOGO ESPECIALMENTE PLANEJADO PARA A PESQUISA E MEDIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LINGUAGEM QUE DESENCADEIAM AÇÕES FAVORÁVEIS NA PRÁTICA DO JOGO. ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS TRAGAM NOVOS SUBSÍDIOS TEÓRICOS RELATIVOS A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VERBAL, ESTRUTURADA POR MEIO DO JOGO DE REGRAS; ALÉM DISSO, POR TRATAR-SE DE UMA PESQUISA DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR, PRETENDE-SE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.LINGUAGEM

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.