A UTILIZAÇÃO SOMENTE DO QUADRO E DO LIVRO DIDÁTICO ACABA TORNANDO AS AULAS DESINTERESSANTES, PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL A ADOÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS. A CITOLOGIA É UMA DAS DISCIPLINAS DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO E OS MODELOS DE CÉLULAS PODEM AUXILIAR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS (ANIMAL, VEGETAL E BACTERIANA) FEITAS DE PORCELANA FRIA COMO MODELO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSITÁRIO. FORAM CONFECCIONADOS MODELOS DIDÁTICOS DE CÉLULAS COM ISOPOR/BISCUIT E APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS EM TRÊS ENCONTROS DE UMA HORA. COMO RESULTADOS PARCIAIS, 28,6% DOS ALUNOS NÃO CONSIDERAM MODELOS DIDÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO, NO ENTANTO ELES REPRODUZEM A REALIDADE E SERVEM COMO INSTRUMENTO DE ENSINO. CERCA DE 95% ACHAM UMA BOA EXPERIÊNCIA O USO DE MODELOS DE CÉLULAS NA ESCOLA, 3,7% APONTARAM QUE O MODELO FOI O INSTRUMENTO MENOS UTILIZADO NA ESCOLA, 84,6% DECLARARAM QUE A PARTICIPAÇÃO NA CONFECÇÃO PODERIA AJUDAR NA MELHOR ASSIMILAÇÃO DA MATÉRIA, E 97,4% ACHAM QUE OS MODELOS AUXILIAM NO APRENDIZADO E 97% QUE ELES AJUDAM A AMENIZAR O CANSAÇO NO ESTUDO PARA O VESTIBULAR. LOGO, ESSES DADOS CORROBORAM COM A LITERATURA QUE A APLICAÇÃO E A FABRICAÇÃO DESSE MODELO PERMITEM QUE OS ALUNOS TENHAM UMA MELHORA NA APRENDIZAGEM E NA SOCIALIZAÇÃO E QUE POUCOS DOCENTES FAZEM USO DO MODELO CELULAR NAS AULAS, UTILIZANDO MAIS O QUADRO E O LIVRO NAS AULAS DE CITOLOGIA, PORÉM A APLICAÇÃO DO MODELO CONTRIBUI NA ASSIMILAÇÃO DO ASSUNTO E TORNA AS AULAS MENOS FATIGANTE.