ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A CONCEITUAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SEUS DIREITOS, BEM COMO A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. DIANTE DISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO A PARTIR DA COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO ESPECIAL, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO O TRABALHO SE APOIA NOS SEGUINTES AUTORES: FONSECA (2002), MELLO (2007), WINNICOTT (1997), SILVA (2012) ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO PARTE DE DUAS QUESTÕES DESAFIADORAS: SERÁ QUE AS CRIANÇAS COM TEA ESTÃO REALMENTE INCLUÍDAS NO AMBIENTE ESCOLAR? QUAL É A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES INDIVÍDUOS? POR ISSO, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM TEA. PARA INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS COM A PSICOPEDAGOGA E FAMILIARES DO PARTICIPANTE SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, HISTÓRIA DE VIDA E A RELAÇÃO FAMILIAR. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A FAMÍLIA ACEITA A CONDIÇÃO DA CRIANÇA, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DELA TANTO NO ÂMBITO FAMILIAR COMO ESCOLAR, PORÉM FOI PERCEPTÍVEL DIANTE DO CASO QUE A CRIANÇA PARTICIPA DAS ATIVIDADES NA ESCOLA, PORÉM DE UMA FORMA PARCIAL, POIS GERALMENTE ELE NÃO CONCLUI AS DEMORADAS. ASSIM, É NOTÓRIO TAMBÉM QUE A FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE NA VIDA DESSES SERES HUMANOS.