RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A POSSÍVEL ESTRUTURA INTERNA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 100 LICENCIANDOS/AS. UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS. PARA A ANÁLISE ESTRUTURAL, TIVEMOS O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC PARA A CONSTRUÇÃO DE UM QUATRO DE QUATRO CASAS – QUE POSSIBILITA DISCRIMINAR OS POSSÍVEIS ELEMENTOS DO SISTEMA CENTRAL E DO SISTEMA PERIFÉRICO. AS HIPÓTESES DO SISTEMA CENTRAL DO GRUPO SURGIRAM EM TORNO DOS ELEMENTOS “EDUCAÇÃO”, “FUTURO”, “APRENDIZAGEM”, “FORMAÇÃO” E “ENEM”. NOSSAS ANÁLISES APONTAM QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO VOLTADAS PARA UMA IDENTIDADE E FINALIDADE EDUCATIVA, FORMATIVA E TRANSFORMATIVA DESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS, POR FIM, A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DA PESQUISA, E SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE ENSINO MÉDIO.