ATUALMENTE A LÍNGUA INGLESA É UMA DISCIPLINA MUITO IMPORTANTE PARA TODOS OS CURSOS SUPERIORES, PRINCIPALMENTE, AQUELES QUE TRABALHAM COM TEXTOS E MANUAIS REDIGIDOS EM INGLÊS, COMO É O CASO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS MINISTRADOS NO IFAM DE FORMA PARTICULAR, E OS MINISTRADOS EM OUTROS INSTITUTOS DE FORMA GERAL. COM ISSO, ESTE TRABALHO RESULTADO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), INTITULADO O INGLÊS INSTRUMENTAL NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: ENTRE O REAL E O NECESSÁRIO, TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O USO DO INGLÊS INSTRUMENTAL COMO FERRAMENTA PARA O BOM DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DO IFAM – CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ALUNOS QUE JÁ CONCLUÍRAM A DISCIPLINA E JÁ ATUANDO NO MERCADO DE TRABALHO, PARA SABER A OPINIÃO SOBRE O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA, PROCURANDO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DESSA LÍNGUA NO COTIDIANO PROFISSIONAL. COMO RESULTADO, NOTOU-SE QUE A CARGA HORÁRIA DESTA DISCIPLINA É MUITO BAIXA, O QUE CAUSA UMA MAIOR DIFICULDADE, PRINCIPALMENTE EM PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM POSSIBILIDADE DE FREQUENTAR ESCOLAS DE IDIOMAS PARTICULARES. POR OUTRO LADO, NOTA-SE QUE UM DOS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS É O FATO DOS PROFESSORES SE PREOCUPAREM COM O APRENDIZADO INDIVIDUAL, ALÉM DAS AULAS SEREM BASTANTE DINÂMICAS.