A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS É ESSENCIAL PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM APROPRIAR-SE DE UM IMAGINÁRIO SOCIAL, ENRIQUECER SEU VOCABULÁRIO, E APRIMORAR SUAS FORMAS DE INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO. DE MODO QUE, QUANDO MAIS CEDO AS CRIANÇAS TIVEREM CONTATO COM A LITERATURA, E O HÁBITO DA LEITURA DE LIVROS PASSAREM A SER ALGO CONSTANTE EM SEU COTIDIANO, POSSIBILITARÁ QUE AS CRIANÇAS DESPERTEM O PRAZER PELA LEITURA E CONSEQUENTEMENTE VENHA A SE TORNAREM UM ADULTO QUE SAIBA INTERPRETAR UM TEXTO CORRETAMENTE E COM UM VOCABULÁRIO AMPLO. ASSIM, COM NOSSA PESQUISA OBJETIVAMOS COMPREENDER A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES QUE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS TEM PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EM NOSSO TRABALHO, REALIZAMOS UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEIA-SE EM ABRAMOVICH (2004), COELHO (2000), BAKHTIN (1992), ENTRE OUTROS AUTORES, ALÉM DO RCNEI (1998) E OS PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA (2001). OS RESULTADOS DE NOSSA PESQUISA APONTAM QUE É PRECISO QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO MEDIADORES DA LEITURA POSSIBILITEM ATRAVÉS DAS MAIS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS, QUE SEUS ALUNOS POSSAM A DESENVOLVEREM A SENSIBILIDADE, CRIATIVIDADE, A LUDICIDADE E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE LEITURA. ASSIM, ESPERAMOS QUE ATRAVÉS DE NOSSO TRABALHO POSSAMOS ATINGIR E ENVOLVER NOVOS OLHARES PARA ESTE TEMA TÃO RELEVANTE, E CONSEQUENTE VIR A SUBSIDIAR NOVAS PESQUISAS E INDAGAÇÕES QUE IRÃO ENALTECER E AMPLIAR AS REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS.