ESTE ARTIGO VISA ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BEM COMO PARA O RESIDENTE. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, POIS, BUSCOU RELATAR E DISCUTIR OS RESULTADOS CONSIDERANDO UM OLHAR MINUCIOSO PARA OS EVENTOS E SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA. OS SUJEITOS PARTICIPANTES FORAM 35 (TRINTA E CINCO) ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA, ESTADUAL DE PERNAMBUCO. O PERCURSO METODOLÓGICO EMPREGADO FOI O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA (CEK) (KELLY, 1955), QUE APONTA CINCO ETAPAS, A SABER: ANTECIPAÇÃO, INVESTIMENTO, ENCONTRO, CONFIRMAÇÃO OU DESCONFIRMAÇÃO E REVISÃO CONSTRUTIVA. OS RESULTADOS ALCANÇADOS CORROBORARAM COM O QUE É ENCONTRADO NA LITERATURA, POIS, OS ALUNOS MOSTRARAM MAIS INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES QUE TRAZIAM AULAS DIVERSIFICADAS, PARA ALÉM DO TRADICIONAL, UMA VEZ QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS CONDUZIRAM OS INDIVÍDUOS PARA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM. ENTRETANTO, O PROGRAMA TEM PROPORCIONADO AOS ESTUDANTES E AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO A OPORTUNIDADE DO APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO TANTO NA ÁREA DA CIÊNCIA QUÍMICA COMO NA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. OBTEVE, PORTANTO, RESULTADOS EXITOSOS, POIS TEM CONTRIBUÍDO DE FORMA SIGNIFICATIVA E CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS.