O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA EM QUEIMADAS – PB. SERÃO DISCUTIDAS QUESTÕES REFERENTES À IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESSAS ESFERAS FORMATIVAS COM VISTAS À FORMAÇÃO DE UM SUJEITO APTO AO CONVÍVIO SOCIAL E BEM MAIS CONSCIENTE NO QUE CONCERNE ÀS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS. A DISCUSSÃO PROPOSTA DECORRE DA OBSERVAÇÃO DO POUCO ENVOLVIMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS, O QUE NÃO SE CONSTITUI COMO UM DEVER APENAS DA ESCOLA QUE DEVE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PAIS E DEMAIS FAMILIARES. PARA A REALIZAÇÃO DAS ANÁLISES FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS À TEMÁTICA, EM SEGUIDA A PARTIR DAS RESPOSTAS OBTIDAS FORAM DISCUTIDOS OS DIVERSOS MODELOS FAMILIARES EXISTENTES DE MODO A DESCONSTRUIR POSSÍVEIS PRECONCEITOS E ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO BÁSICA DOS ALUNOS. OS RESULTADOS OBTIDOS, MOSTRARAM QUE A PARECERIA ENTRE ESCOLA-FAMÍLIA, EXERCE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS, POIS É NA FAMÍLIA QUE SÃO TRABALHADAS AS PRIMEIRAS FORMAÇÕES MORAIS E NA ESCOLA SÃO CONSOLIDADAS DE FORMA SISTEMATIZADA. ASSIM, PODE-SE CONCLUIR QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA A UNIÃO FAMÍLIA-ESCOLA, NO PROCESSO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS.