O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS HABILIDADES DOS ALUNOS DO PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA, POSSIBILITANDO IDENTIFICAR AS PRETENSÕES PROFISSIONAIS DOS EDUCANDOS AO CONCLUÍREM O PROGRAMA, TENDO EM VISTA A SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. ADOTAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER OS ALUNOS E DIAGNOSTICAR AS HABILIDADES EXISTENTES NA TURMA. A PESQUISA É DEFINIDA COMO QUALITATIVA E O INSTRUMENTO ADOTADO FOI A ENTREVISTA INDIVIDUAL COM 2 ALUNOS DO PROJOVEM CAMPO DA COMUNIDADE DE JAPUARA, EM CANINDÉ, CEARÁ. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO ESTA SÃO CONQUISTAS E LUTAS DE MOVIMENTOS QUE CONTRIBUEM BASTANTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE VIVEM NO CAMPO. TEMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO, MEDIANTE A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA, FREIRE (1997), UMA REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). FOI POSSÍVEL AINDA APRESENTAR AS PROFISSÕES PRETENDIDAS PELOS JOVENS E ADULTOS DO CAMPO INVESTIGADOS. O PROGRAMA PROPORCIONOU ÀS COMUNIDADES UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, FAZENDO COM QUE OS JOVENS TENHAM ESPERANÇA DE CONTINUAR A MORAR EM SUAS TERRAS, TRABALHANDO NA PERSPECTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR E ADQUIRINDO SABERES DE SEU PRÓPRIO LOCAL, APRENDENDO A CONVIVER COM O SEMI-ÁRIDO.