O TRABALHO EM QUESTÃO TEM A FINALIDADE DE RELATAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA LESTE DE CAMPINA GRANDE-PB. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, VISA A COMPREENSÃO DO GRADUANDO PARA VISUALIZAR DE MANEIRA PRÁTICA A DINÂMICA ESCOLAR E O FUNCIONAMENTO DE UMA AULA, NA QUAL IRÁ ABSTRAIR E JULGAR AQUILO QUE LHE SERVIRÁ PARA SUA VIDA PROFISSIONAL, CONFIGURANDO -SE COMO UMA DAS PRIMEIRAS OPORTUNIDADES DE O ESTUDANTE RETORNAR PARA A ESCOLA, AGORA NÃO MAIS COMO ESTUDANTE DO ENSINO BÁSICO, MAS COMO UM APRENDIZ DE UMA PROFISSÃO E QUE DEVE TER OUTRO OLHAR SOBRE A DINÂMICA DA ESCOLA E AS MUDANÇAS QUE OCORREM NESSE MEIO NO DECORRER DO TEMPO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I FOI REALIZADO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, QUE OFERECE OS ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E EJA, (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) . COMO ESTÁGIO INICIAL PARA COMPREENDER A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO COM QUESTÕES VERSAVAM, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, SOBRE POSSÍVEIS MELHORIAS NAS AULAS E A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES. COMO A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DOS PROFESSORES TITULARES, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE A DISCIPLINA É LECIONADA COM A UTILIZAÇÃO EXCESSIVA DE QUADRO BRANCO E LIVRO DIDÁTICO. ADEMAIS, ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, O GRADUANDO PÔDE COMPREENDER QUE, É NECESSÁRIO CADA VEZ MAIS VALORIZAR ESSA DISCIPLINA, SENDO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MESMO, QUANDO É POSSÍVEL ENTENDER A DINÂMICA DA ESCOLA E DAS DE GEOGRAFIA.