ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR O PROJETO DESENVOLVIDO A PARTIR DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTO: COMO RESGATAR O PRAZER DA PRÁTICA DA LEITURA COMO UMA PRÁTICA CRÍTICA E REFLEXIVA NO AMBIENTE ESCOLAR? COMO TORNAR O ALUNO LEITOR DE FORMA QUE ESTE POSSA INTERAGIR EFETIVAMENTE COM O TEXTO E QUE EXERÇA SOBRE ELE O PAPEL DE CO-AUTORIA? A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR A DISCUTIR A FORMAÇÃO DE LEITORES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB). DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM ENFOQUE NUMA ABORDAGEM DESCRITIVA E ANALÍTICA, PARA QUAL RECORREMOS A FONTES BIBLIOGRÁFICAS E À PESQUISA EMPÍRICA RATA-SE DE UMA PESQUISA DE INTERVENÇÃO QUE PRETENDE CONTRIBUIR PARA GERAR NOVAS DISCUSSÕES NO MEIO ACADÊMICO, SOBRETUDO JUNTO AOS PROFISSIONAIS QUE ESTEJAM ATUANDO NA ÁREA EDUCACIONAL, DISCUTINDO A ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, ONDE OS ALUNOS POSSAM TER CONTATOS COM DIVERSIDADES DE TEXTOS E FORMAS DE LEITURA OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO E O GOSTO PELA LEITURA.