Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS.

Palavra-chaves: INOVAÇÃO, ENSINO DE PORTUGUÊS, MEMES, PRÁTICAS EDUCACIONAIS Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62903
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1978
    "inscrito_id" => 9939
    "titulo" => "USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS."
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA A PROPOSTA – MEMES COMO RECURSO IMPULSIONADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS – OBJETIVANDO ESTRUTURAR CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, OBSERVANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, BEM COMO, ESTIMAR, POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AS CONTRIBUIÇÕES CONSTITUÍDAS POR ESSE RECURSO. PARA TANTO, PRETENDE-SE CRIAR ESPAÇOS QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA COLABORATIVA E COM RECURSOS CONTEMPORÂNEOS. LOGO, DESENVOLVER-SE-Á OFICINAS, CORROBORANDO NA COLETA E ANÁLISE DE DADOS QUANTO À EFICÁCIA DO USO DESSE APARATO PEDAGÓGICO, MEDIANTE A DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA ABERTA DE HAGUETTE (1997), COMO SUJEITOS DE PESQUISA TEMOS SETE ALUNOS CURSANDO O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ELEGEMOS COMO DIRETRIZES REFERENCIAIS OS SEGUINTES AUTORES SHIFMAN (2014), QUE ABORDA A DINÂMICA CULTURAL DIGITAL PERMEADA PELOS MEMES; LENDL (2018), QUE ABORDA QUESTÕES ACERCA DA MULTIMODALIDADE NESSES RECURSOS IMAGÉTICOS E A RELEVÂNCIA DESTA DISCUSSÃO NA CONTEMPORANEIDADE; FREIRE (2013; 1987) CONTEMPLANDO O PAPEL EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ESCOLARES E DAWKINS (2007) RESPONSÁVEL POR FORMULAR, NO SENTIDO EPISTEMOLÓGICO, A PALAVRA MEME. COMO PRIMEIROS RESULTADOS O ESTUDO APRESENTA A PRODUÇÃO DE MEMES COMO MECANISMO PEDAGÓGICO POSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER, VISTO QUE O DINAMISMO PROPORCIONADO POR ESSA FERRAMENTA ATRAI O INTERESSE DO ALUNADO, BEM COMO PROPICIA ESPAÇOS AUTÔNOMOS, COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ENSINO DE PORTUGUÊS, MEMES, PRÁTICAS EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9939_15082019120721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDO "
    "autor_email" => "luizfernandooprof@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62903
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1978
    "inscrito_id" => 9939
    "titulo" => "USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS."
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA A PROPOSTA – MEMES COMO RECURSO IMPULSIONADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS – OBJETIVANDO ESTRUTURAR CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, OBSERVANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, BEM COMO, ESTIMAR, POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AS CONTRIBUIÇÕES CONSTITUÍDAS POR ESSE RECURSO. PARA TANTO, PRETENDE-SE CRIAR ESPAÇOS QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA COLABORATIVA E COM RECURSOS CONTEMPORÂNEOS. LOGO, DESENVOLVER-SE-Á OFICINAS, CORROBORANDO NA COLETA E ANÁLISE DE DADOS QUANTO À EFICÁCIA DO USO DESSE APARATO PEDAGÓGICO, MEDIANTE A DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA ABERTA DE HAGUETTE (1997), COMO SUJEITOS DE PESQUISA TEMOS SETE ALUNOS CURSANDO O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ELEGEMOS COMO DIRETRIZES REFERENCIAIS OS SEGUINTES AUTORES SHIFMAN (2014), QUE ABORDA A DINÂMICA CULTURAL DIGITAL PERMEADA PELOS MEMES; LENDL (2018), QUE ABORDA QUESTÕES ACERCA DA MULTIMODALIDADE NESSES RECURSOS IMAGÉTICOS E A RELEVÂNCIA DESTA DISCUSSÃO NA CONTEMPORANEIDADE; FREIRE (2013; 1987) CONTEMPLANDO O PAPEL EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ESCOLARES E DAWKINS (2007) RESPONSÁVEL POR FORMULAR, NO SENTIDO EPISTEMOLÓGICO, A PALAVRA MEME. COMO PRIMEIROS RESULTADOS O ESTUDO APRESENTA A PRODUÇÃO DE MEMES COMO MECANISMO PEDAGÓGICO POSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER, VISTO QUE O DINAMISMO PROPORCIONADO POR ESSA FERRAMENTA ATRAI O INTERESSE DO ALUNADO, BEM COMO PROPICIA ESPAÇOS AUTÔNOMOS, COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ENSINO DE PORTUGUÊS, MEMES, PRÁTICAS EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9939_15082019120721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDO "
    "autor_email" => "luizfernandooprof@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA A PROPOSTA – MEMES COMO RECURSO IMPULSIONADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS – OBJETIVANDO ESTRUTURAR CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, OBSERVANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, BEM COMO, ESTIMAR, POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AS CONTRIBUIÇÕES CONSTITUÍDAS POR ESSE RECURSO. PARA TANTO, PRETENDE-SE CRIAR ESPAÇOS QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA COLABORATIVA E COM RECURSOS CONTEMPORÂNEOS. LOGO, DESENVOLVER-SE-Á OFICINAS, CORROBORANDO NA COLETA E ANÁLISE DE DADOS QUANTO À EFICÁCIA DO USO DESSE APARATO PEDAGÓGICO, MEDIANTE A DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA ABERTA DE HAGUETTE (1997), COMO SUJEITOS DE PESQUISA TEMOS SETE ALUNOS CURSANDO O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ELEGEMOS COMO DIRETRIZES REFERENCIAIS OS SEGUINTES AUTORES SHIFMAN (2014), QUE ABORDA A DINÂMICA CULTURAL DIGITAL PERMEADA PELOS MEMES; LENDL (2018), QUE ABORDA QUESTÕES ACERCA DA MULTIMODALIDADE NESSES RECURSOS IMAGÉTICOS E A RELEVÂNCIA DESTA DISCUSSÃO NA CONTEMPORANEIDADE; FREIRE (2013; 1987) CONTEMPLANDO O PAPEL EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ESCOLARES E DAWKINS (2007) RESPONSÁVEL POR FORMULAR, NO SENTIDO EPISTEMOLÓGICO, A PALAVRA MEME. COMO PRIMEIROS RESULTADOS O ESTUDO APRESENTA A PRODUÇÃO DE MEMES COMO MECANISMO PEDAGÓGICO POSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER, VISTO QUE O DINAMISMO PROPORCIONADO POR ESSA FERRAMENTA ATRAI O INTERESSE DO ALUNADO, BEM COMO PROPICIA ESPAÇOS AUTÔNOMOS, COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.