O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA A PROPOSTA – MEMES COMO RECURSO IMPULSIONADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS – OBJETIVANDO ESTRUTURAR CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, OBSERVANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, BEM COMO, ESTIMAR, POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AS CONTRIBUIÇÕES CONSTITUÍDAS POR ESSE RECURSO. PARA TANTO, PRETENDE-SE CRIAR ESPAÇOS QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA COLABORATIVA E COM RECURSOS CONTEMPORÂNEOS. LOGO, DESENVOLVER-SE-Á OFICINAS, CORROBORANDO NA COLETA E ANÁLISE DE DADOS QUANTO À EFICÁCIA DO USO DESSE APARATO PEDAGÓGICO, MEDIANTE A DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA ABERTA DE HAGUETTE (1997), COMO SUJEITOS DE PESQUISA TEMOS SETE ALUNOS CURSANDO O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ELEGEMOS COMO DIRETRIZES REFERENCIAIS OS SEGUINTES AUTORES SHIFMAN (2014), QUE ABORDA A DINÂMICA CULTURAL DIGITAL PERMEADA PELOS MEMES; LENDL (2018), QUE ABORDA QUESTÕES ACERCA DA MULTIMODALIDADE NESSES RECURSOS IMAGÉTICOS E A RELEVÂNCIA DESTA DISCUSSÃO NA CONTEMPORANEIDADE; FREIRE (2013; 1987) CONTEMPLANDO O PAPEL EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ESCOLARES E DAWKINS (2007) RESPONSÁVEL POR FORMULAR, NO SENTIDO EPISTEMOLÓGICO, A PALAVRA MEME. COMO PRIMEIROS RESULTADOS O ESTUDO APRESENTA A PRODUÇÃO DE MEMES COMO MECANISMO PEDAGÓGICO POSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER, VISTO QUE O DINAMISMO PROPORCIONADO POR ESSA FERRAMENTA ATRAI O INTERESSE DO ALUNADO, BEM COMO PROPICIA ESPAÇOS AUTÔNOMOS, COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES DE APRENDIZAGEM.