Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NAS UINDADES ESCOLARES ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO NO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ

Palavra-chaves: MATEMÁTICA., DIFICULDADES., ENSINO. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61604
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2808
    "inscrito_id" => 4336
    "titulo" => "O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NAS UINDADES ESCOLARES ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO NO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENFRENTAM NA SUA PRÁTICA DOCENTE E COMO ELES FAZEM PARA SUPERAR ESSAS DIFICULDADES E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPREENDER COMO ESSAS DIFICULDADES ATRAPALHAM NO ENSINO/APRENDIZAGEM E VERIFICAR QUAIS  METODOLOGIAS OS PROFESSORES UTILIZAM PARA TENTAR SUPERAR ESSAS DIFICULDADES. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ, ENCONTRAM AO MINISTRAR OS CONTEÚDOS? QUAIS OS MÉTODOS QUE ESSES PROFESSORES ADOTAM PARA SANAR/SUPERAR ESSAS DIFICULDADES? NESTE TRABALHO, DESENVOLVEU-SE A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DOS DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 7 PROFESSORES DAS ESCOLAS ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO. OS AUTORES QUE EMBASARAM ESTE ESTUDO FORAM: MACHADO (2005), SILVA (2016), NÓVOA (1995), BESSA (2007) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FALTA DE UMA BASE SÓLIDA ETC., É UMA DAS CAUSAS QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E QUE A METODOLOGIA MAIS UTILIZADA PELA MAIORIA DOS PROFESSORES É A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., DIFICULDADES., ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4336_30082019131647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO GERSON LIBANIO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO MENDES"
    "autor_email" => "got.nando@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61604
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2808
    "inscrito_id" => 4336
    "titulo" => "O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NAS UINDADES ESCOLARES ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO NO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENFRENTAM NA SUA PRÁTICA DOCENTE E COMO ELES FAZEM PARA SUPERAR ESSAS DIFICULDADES E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPREENDER COMO ESSAS DIFICULDADES ATRAPALHAM NO ENSINO/APRENDIZAGEM E VERIFICAR QUAIS  METODOLOGIAS OS PROFESSORES UTILIZAM PARA TENTAR SUPERAR ESSAS DIFICULDADES. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ, ENCONTRAM AO MINISTRAR OS CONTEÚDOS? QUAIS OS MÉTODOS QUE ESSES PROFESSORES ADOTAM PARA SANAR/SUPERAR ESSAS DIFICULDADES? NESTE TRABALHO, DESENVOLVEU-SE A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DOS DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 7 PROFESSORES DAS ESCOLAS ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO. OS AUTORES QUE EMBASARAM ESTE ESTUDO FORAM: MACHADO (2005), SILVA (2016), NÓVOA (1995), BESSA (2007) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FALTA DE UMA BASE SÓLIDA ETC., É UMA DAS CAUSAS QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E QUE A METODOLOGIA MAIS UTILIZADA PELA MAIORIA DOS PROFESSORES É A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., DIFICULDADES., ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4336_30082019131647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO GERSON LIBANIO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO MENDES"
    "autor_email" => "got.nando@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENFRENTAM NA SUA PRÁTICA DOCENTE E COMO ELES FAZEM PARA SUPERAR ESSAS DIFICULDADES E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPREENDER COMO ESSAS DIFICULDADES ATRAPALHAM NO ENSINO/APRENDIZAGEM E VERIFICAR QUAIS METODOLOGIAS OS PROFESSORES UTILIZAM PARA TENTAR SUPERAR ESSAS DIFICULDADES. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ, ENCONTRAM AO MINISTRAR OS CONTEÚDOS? QUAIS OS MÉTODOS QUE ESSES PROFESSORES ADOTAM PARA SANAR/SUPERAR ESSAS DIFICULDADES? NESTE TRABALHO, DESENVOLVEU-SE A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DOS DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 7 PROFESSORES DAS ESCOLAS ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO. OS AUTORES QUE EMBASARAM ESTE ESTUDO FORAM: MACHADO (2005), SILVA (2016), NÓVOA (1995), BESSA (2007) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FALTA DE UMA BASE SÓLIDA ETC., É UMA DAS CAUSAS QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E QUE A METODOLOGIA MAIS UTILIZADA PELA MAIORIA DOS PROFESSORES É A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.