O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENFRENTAM NA SUA PRÁTICA DOCENTE E COMO ELES FAZEM PARA SUPERAR ESSAS DIFICULDADES E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA; COMPREENDER COMO ESSAS DIFICULDADES ATRAPALHAM NO ENSINO/APRENDIZAGEM E VERIFICAR QUAIS METODOLOGIAS OS PROFESSORES UTILIZAM PARA TENTAR SUPERAR ESSAS DIFICULDADES. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPONDER AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: QUAIS AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANGICAL DO PIAUÍ, ENCONTRAM AO MINISTRAR OS CONTEÚDOS? QUAIS OS MÉTODOS QUE ESSES PROFESSORES ADOTAM PARA SANAR/SUPERAR ESSAS DIFICULDADES? NESTE TRABALHO, DESENVOLVEU-SE A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DOS DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 7 PROFESSORES DAS ESCOLAS ÁTILA LIRA E DEMERVAL LOBÃO. OS AUTORES QUE EMBASARAM ESTE ESTUDO FORAM: MACHADO (2005), SILVA (2016), NÓVOA (1995), BESSA (2007) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FALTA DE UMA BASE SÓLIDA ETC., É UMA DAS CAUSAS QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E QUE A METODOLOGIA MAIS UTILIZADA PELA MAIORIA DOS PROFESSORES É A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.