A GENÉTICA É A ÁREA DA BIOLOGIA QUE ESTUDA A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS, A COMPREENSÃO DO MATERIAL GENÉTICO E SUAS RELAÇÕES COM AS DOENÇAS HUMANAS. SENDO ASSIM, É CONTEÚDO CHAVE NA GRADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DISSO, DEVIDO AO ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE, POR SE TRATAR DE ALGO MICROSCÓPICO, E ESTAR EM CONSTANTE REDESCOBERTA DE NOVOS CONCEITOS, OS ALUNOS RELATAM TER DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO PRAGMÁTICO. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU UMA PROPOSTA ALTERNATIVA FACILITADORA DO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. ANTES DA ATIVIDADE, UTILIZOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS DIFERENTES PARA COLETA DE DADOS ACERCA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DA TURMA COM O CONTEÚDO, GARANTINDO O ANONIMATO DOS PARTICIPANTES. VIABILIZANDO ALCANÇAR OS OBJETIVOS, REALIZOU-SE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O AUXÍLIO DE UM JOGO DE CAÇA PALAVRAS, ENCAIXANDO-SE NO EIXO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID. EM RELAÇÃO À PESQUISA REALIZADA COM OS 20 ALUNOS, 12 RELATARAM TER DIFICULDADE COM OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, OU SEJA, 60% DA TURMA. OBSERVA-SE TAMBÉM, QUE OS ALUNOS OBTIVERAM UMA MELHORA, ACERTANDO MAIS QUESTÕES APÓS A ATIVIDADE EM RELAÇÃO AO MESMO QUESTIONÁRIO RESPONDIDO ANTES DA ATIVIDADE, CORRESPONDENDO A 55% DA TURMA. PODE-SE NOTAR TAMBÉM, QUE 95% DA TURMA, RELATARAM QUE O JOGO AJUDOU OU AUXILIOU NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO. É VISÍVEL, QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, PROMOVE AO ALUNO UMA MAIOR MATERIALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM MOMENTO ONDE O ALUNO APRENDE BRINCANDO, DESENVOLVENDO ASSIM SUAS HABILIDADES COGNITIVAS, SOCIAIS E COMPORTAMENTAIS.