O JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE GÉNETICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61456 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2486 "inscrito_id" => 3244 "titulo" => "O JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE GÉNETICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A GENÉTICA É A ÁREA DA BIOLOGIA QUE ESTUDA A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS, A COMPREENSÃO DO MATERIAL GENÉTICO E SUAS RELAÇÕES COM AS DOENÇAS HUMANAS. SENDO ASSIM, É CONTEÚDO CHAVE NA GRADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DISSO, DEVIDO AO ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE, POR SE TRATAR DE ALGO MICROSCÓPICO, E ESTAR EM CONSTANTE REDESCOBERTA DE NOVOS CONCEITOS, OS ALUNOS RELATAM TER DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO PRAGMÁTICO. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU UMA PROPOSTA ALTERNATIVA FACILITADORA DO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. ANTES DA ATIVIDADE, UTILIZOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS DIFERENTES PARA COLETA DE DADOS ACERCA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DA TURMA COM O CONTEÚDO, GARANTINDO O ANONIMATO DOS PARTICIPANTES. VIABILIZANDO ALCANÇAR OS OBJETIVOS, REALIZOU-SE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O AUXÍLIO DE UM JOGO DE CAÇA PALAVRAS, ENCAIXANDO-SE NO EIXO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID. EM RELAÇÃO À PESQUISA REALIZADA COM OS 20 ALUNOS, 12 RELATARAM TER DIFICULDADE COM OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, OU SEJA, 60% DA TURMA. OBSERVA-SE TAMBÉM, QUE OS ALUNOS OBTIVERAM UMA MELHORA, ACERTANDO MAIS QUESTÕES APÓS A ATIVIDADE EM RELAÇÃO AO MESMO QUESTIONÁRIO RESPONDIDO ANTES DA ATIVIDADE, CORRESPONDENDO A 55% DA TURMA. PODE-SE NOTAR TAMBÉM, QUE 95% DA TURMA, RELATARAM QUE O JOGO AJUDOU OU AUXILIOU NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO. É VISÍVEL, QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, PROMOVE AO ALUNO UMA MAIOR MATERIALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM MOMENTO ONDE O ALUNO APRENDE BRINCANDO, DESENVOLVENDO ASSIM SUAS HABILIDADES COGNITIVAS, SOCIAIS E COMPORTAMENTAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, JOGOS DIDÁTICOS, LÚDICO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3244_20082019162244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS" "autor_email" => "jrlycan@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI, CMRV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61456 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2486 "inscrito_id" => 3244 "titulo" => "O JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE GÉNETICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A GENÉTICA É A ÁREA DA BIOLOGIA QUE ESTUDA A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS, A COMPREENSÃO DO MATERIAL GENÉTICO E SUAS RELAÇÕES COM AS DOENÇAS HUMANAS. SENDO ASSIM, É CONTEÚDO CHAVE NA GRADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DISSO, DEVIDO AO ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE, POR SE TRATAR DE ALGO MICROSCÓPICO, E ESTAR EM CONSTANTE REDESCOBERTA DE NOVOS CONCEITOS, OS ALUNOS RELATAM TER DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO PRAGMÁTICO. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU UMA PROPOSTA ALTERNATIVA FACILITADORA DO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. ANTES DA ATIVIDADE, UTILIZOU-SE DOIS QUESTIONÁRIOS DIFERENTES PARA COLETA DE DADOS ACERCA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DA TURMA COM O CONTEÚDO, GARANTINDO O ANONIMATO DOS PARTICIPANTES. VIABILIZANDO ALCANÇAR OS OBJETIVOS, REALIZOU-SE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O AUXÍLIO DE UM JOGO DE CAÇA PALAVRAS, ENCAIXANDO-SE NO EIXO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID. EM RELAÇÃO À PESQUISA REALIZADA COM OS 20 ALUNOS, 12 RELATARAM TER DIFICULDADE COM OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA, OU SEJA, 60% DA TURMA. OBSERVA-SE TAMBÉM, QUE OS ALUNOS OBTIVERAM UMA MELHORA, ACERTANDO MAIS QUESTÕES APÓS A ATIVIDADE EM RELAÇÃO AO MESMO QUESTIONÁRIO RESPONDIDO ANTES DA ATIVIDADE, CORRESPONDENDO A 55% DA TURMA. PODE-SE NOTAR TAMBÉM, QUE 95% DA TURMA, RELATARAM QUE O JOGO AJUDOU OU AUXILIOU NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO. É VISÍVEL, QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, PROMOVE AO ALUNO UMA MAIOR MATERIALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM MOMENTO ONDE O ALUNO APRENDE BRINCANDO, DESENVOLVENDO ASSIM SUAS HABILIDADES COGNITIVAS, SOCIAIS E COMPORTAMENTAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, JOGOS DIDÁTICOS, LÚDICO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3244_20082019162244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO CARLOS" "autor_email" => "jrlycan@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI, CMRV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }