O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR QUAIS AS FONTES HISTORIOGRÁFICAS VÊM SENDO UTILIZADAS NAS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE ENVOLVEM ASPECTOS RELATIVOS À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (HEM) PRODUZIDAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE. O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO SE DEU POR MEIO DA ANÁLISE DE RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DE PÓS-GRADUAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) E UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN). PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA BUSCA NOS REPOSITÓRIOS DAS REFERIDAS INSTITUIÇÕES E NOS SÍTIOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO E ENSINO DE MATEMÁTICA EXISTENTES NELAS. APÓS ESSA ANÁLISE, FOI IDENTIFICADO QUE AS FONTES HISTORIOGRÁFICAS MAIS UTILIZADAS NESSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO RIO GRANDE DO NORTE FORAM A HISTÓRIA ORAL E A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. DE MODO QUE PODEMOS CONCLUIR QUE TAIS FONTES GANHAM FORÇA NOS ESTUDOS HISTORIOGRÁFICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DE MODO A CONTRIBUIR NA COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.