É ENTENDIDO QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO DESMOTIVADOS EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DA BOTÂNICA.
UM DOS FATORES PRINCIPAIS, ESTÁ NA CONDUÇÃO DAS AULAS DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE A UNIDADE QUE
ABORDA A BOTÂNICA. A MAIORIA DAS AULAS SÃO TEÓRICAS, REPLETAS DE PALAVRAS E DEFINIÇÕES, PASSANDO A IDEIA
DE QUE APENAS PRECISAM SER MEMORIZADAS. MAS, EXISTEM OUTROS PONTOS COMO A PRECARIEDADE DE
EQUIPAMENTOS, AUSÊNCIA DE TECNOLOGIAS QUE PODERIAM ESTIMULAR E AUXILIAR NESSE PROCESSO. NESSE
SENTIDO, O TRABALHO OBJETIVA MOSTRAR QUE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PODEM SER APREENDIDOS DE FORMA
SIGNIFICATIVA QUANDO REALIZADOS FORA DO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE, MOTIVE, FACILITE,
TORNANDO MAIS EFICIENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. NA
ETAPA INICIAL DA EXPERIÊNCIA, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO CONTENDO CINCO QUESTIONAMENTOS QUE OS
ALUNOS DEMONSTRARAM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS PLANTAS. EM SEGUIDA, UMA PARTE DA
TURMA FOI CONDUZIDA PARA O PÁTIO DA ESCOLA, REALIZANDO UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE
PLANTAS. ESSA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NO MÊS DE AGOSTO DE 2019, PELOS DISCENTES E A
PRECEPTORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA, DA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FOMENTADO PELA CAPES, APLICADO AO 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL DA EEF JOÃO ALENCAR DE FIGUEIREDO, LOCALIZADA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.
FORAM 23 FORMULÁRIOS APLICADOS PARA 23 DISCENTES. POR FIM, ESSA ATIVIDADE FORA DA SALA DE AULA
PROMOVEU A SENSIBILIZAÇÃO E UMA OUTRA VISÃO POR PARTE DOS ALUNOS A RESPEITO DAS PLANTAS E
PASSANDO A ENTENDER E SE CONHECER COMO SERES INTEGRANTES DO MEIO AMBIENTE.