ESSE TRABALHO TRATA DA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO CEARÁ. É UMA PESQUISA QUANTITATIVA E DESCRITIVA E FOI REALIZADA NO PERÍODO DE JULHO A SETEMBRO DE 2018, NA QUAL FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA ONLINE GOOGLE FORMULÁRIOS. A AMOSTRA DE TRABALHO INICIALMENTE FOI COMPOSTA DE QUINZE (15) DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO CEARÁ. PORÉM, APENAS 9 DOCENTES PUDERAM COLABORAR COM A PESQUISA, SENDO UM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), UM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRÍ (URCA), UM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E 6 PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA). FOI CONSTATADO QUE OS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR UTILIZAM AS TDICS, E ESSAS TECNOLOGIAS FAZEM PARTE DA METODOLOGIA DAS AULAS. TODOS OS DOCENTES (100%) PESQUISADOS RECONHECERAM AINDA QUE AS TDICS CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. FOI POSSÍVEL REGISTRAR QUE A MAIORIA DOS DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR PESQUISADOS (66,7%), FAZEM USO E CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO OS RECURSOS DAS TDICS O QUE TORNA UM GRANDE AVANÇO DA TECNODOCÊNCIA. FOI CONSTATADO QUE DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS CEARENSES CONSIDERAM DE GRANDE RELEVÂNCIA OS RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA DINAMIZAR AS AULAS, MAS ENFRENTAM DIFICULDADES NA DISPONIBILIDADE DOS EQUIPAMENTOS NAS IES.