OUVIR HISTÓRIAS, CANTAR, BRINCAR, LER, ESCREVER E CALCULAR, SÃO ALGUMAS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O UNIVERSO ESCOLAR DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS ATIVIDADES DE LEITURA DE HISTÓRIAS, POR EXEMPLO, FAZEM PARTE DA ROTINA DE MUITAS ESCOLAS, NO ENTANTO, ESSAS PRÁTICAS SÃO DESENVOLVIDAS, GERALMENTE, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DESSE MODO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS E MATEMÁTICOS MOBILIZADOS A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES EM LEITURA, ESCRITA E CÁLCULO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DE UM PROJETO EDUCACIONAL QUE VISA PROPOR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, NO CONTRA TURNO, COM ÊNFASE NA LEITURA, NA ESCRITA E NO CÁLCULO DE OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO). A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE EM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIO. ELA FOI DESENVOLVIDA DURANTE DUAS SEMANAS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, POIS PESQUISADORES E PROFESSORA DO PROJETO ATUARAM EM COLABORAÇÃO DURANTE AS AULAS. A DISCUSSÃO TEÓRICA QUE FUNDAMENTA A PESQUISA ESTÁ CENTRADA EM ESTUDOS RELACIONADOS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ÀS ESTRATÉGIAS DE LEITURA E À INTERFACE ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA INTEGRADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA, POR MEIO DA LITERATURA, PODE PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E MATEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS AOS ESTUDANTES, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA SUPERAR A VISÃO FRAGMENTADA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.