ESTE TRABALHO OBJETIVA AVALIAR A EFICÁCIA DO DESENVOLVIMENTO EMPÁTICO PARA REDUZIR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NA INFÂNCIA. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO COM O USO DE UMA TÉCNICA RACIONAL-AFETIVA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 15 ALUNOS/AS, COM IDADES DE 9 A 12 ANOS (M=9,9; DP=0,83), DO SEXO MASCULINO E DO FEMININO, DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA. NO PRESENTE ESTUDO, SERÁ APRESENTADO OS RESULTADOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS DADOS REFERENTES ÀS FALAS DAS CRIANÇAS, PRODUZIDAS EM UM GRUPO FOCAL E REGISTRADAS EM UM DIÁRIO DE CAMPO. ESSES DADOS FORAM ORGANIZADOS EM CINCO CATEGORIAS: “AVALIAÇÃO POSITIVA DO PROGRAMA”, “APRENDIZADOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS”, “PERCEPÇÃO DE MUDANÇAS DE SENTIMENTOS E COMPORTAMENTOS”, “GANHOS ACADÊMICOS EM RELAÇÃO ÀS DISCIPLINAS CURRICULARES” E “PERCEPÇÃO DE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO NA TURMA”. DE UM MODO GERAL, ESSES RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROMOÇÃO DA EMPATIA ALÉM DE FAVORECER A REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NA INFÂNCIA, PODE CONTRIBUIR COM O BEM-ESTAR PESSOAL E SOCIAL E FACILITAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES ACADÊMICAS E DE HABILIDADES SOCIAIS, COMO O ALTRUÍSMO. ESPERA-SE QUE ESSE ESTUDO POSSA AUXILIAR OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA NA EXECUÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS PARA A FOMENTAÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ.