A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EMERGENTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS CARECE DE SER ESTUDADA. OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO SÉCULO XXI IMPLICA IDENTIFICAR FATORES QUE CARACTERIZEM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PAUTADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DE DOUTORAMENTO QUE VISOU COMPREENDER QUAIS AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS ENATUAM NO OBSERVAR DOS DISCURSOS COLETIVOS DOS PROFESSORES FORMADORES E DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD QUE SUSTENTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS? DESTA FORMA POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO APLICADO A QUATRO PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENECIATURA EM MATEMÁTICA DO REFERIDO CURSO BUSCAMOS COMPREENDER O FENÔMENO ESTUDADO. COM AS RESPOSTAS ORIUNDAS DOS PROFESSORES UTILIZAMOS A TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E CONSTRUÍMOS TRÊS DISCURSOS QUE AO SEREM ANALISADOS EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE PERCEBER A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM CONVERSAR TEORIZADO COM SEUS FORMADORES, BUSCANDO RESPOSTAS PARA AS DEMANDAS EMINENTES DE UMA SOCIEDADE QUE VIVE EM REDE, UMA SOCIEDADE QUE SE TRANSFORMA COTIDIANAMENTE EM UM CONTEXTO DIGITAL.