NO PRESENTE ESTUDO FIZEMOS UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EM DUAS TURMAS DO 7º ANO EM INSTITUIÇÕES DISTINTAS, SENDO UMA PÚBLICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE OROBÓ E OUTRA DA REDE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE CARPINA, AMBAS DO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. REALIZAMOS UM ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DOCENTES NAS DUAS INSTITUIÇÕES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ÀS PECULIARIDADES DE CADA UMA, FUNDAMENTADAS EM TEÓRICOS, TAIS COMO JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY. FOMOS CAPAZES DE OBSERVAR QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOFREU ALTERAÇÕES DE ACORDO COM A REDE DE ENSINO E COM A CLASSE SOCIAL. ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA, EM SUA MAIORIA, POSSUEM MENOR RENDIMENTO ESCOLAR COMPARADOS AOS ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PRIVADA. OS CONTEÚDOS A SEREM ADMINISTRADOS EM SALA DE AULA TAMBÉM SOFREM MUDANÇAS, ÀS VEZES POR FALTA DE RECURSOS E MATERIAIS, ÀS VEZES POR ATRASO NAS AULAS, ENTRE OUTROS FATORES.