ESTA PESQUISA ESTÁ VINCULADA AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), TENDO COMO ÓRGÃO DE FOMENTO A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO (FAPEMA). O PRESENTE ESTUDO BUSCA CONHECER AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PESQUISA ENQUADRA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR NÃO SE SUSTENTAR SOMENTE EM DADOS QUANTITATIVOS, MAS EM COMPREENDER AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ESTUDO FEZ CONHECER QUE O IDEB É UM INSTRUMENTO EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA ALAVANCAR O ASPECTO QUALITATIVO DA EDUCAÇÃO, ENTRETANTO ESSE ÍNDICE NÃO DEVE SER INCORPORADO COMO ÚNICO INSTRUMENTO NECESSÁRIO PARA LOGRAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE O IDEB REPRESENTA SOMENTE UMA DAS DIMENSÕES DE QUALIDADE.