A PESQUISA SE PROPÕE A RESSALTAR A PERSPECTIVA EDUCACIONAL NO SISTEMA EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) A VALIDAR UM ENSINO-APRENDIZAGEM CONSTRUÍDO NO VIÉS SOCIAL DA AFETIVIDADE. DESTARTE, TRANSFIGURA-SE RELEVANTE E SATISFATÓRIO A ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDOS EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS SOCIAIS DO SUJEITO, A FIM DE FACILITAR A FORMAÇÃO CRÍTICA-REFLEXIVA DO ACADÊMICO, UMA VEZ, QUE ESTE TERÁ SUBSÍDIOS NÃO APENAS TEÓRICOS PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA, MAS TAMBÉM VÍNCULO AFETIVO PARA EMPODERÁ-LO DE SEU POTENCIAL. A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, EM PARALELO FOI CONSOLIDADO POR INTERMÉDIO DE UM QUESTIONÁRIO – QUATRO QUESTÕES FECHADAS DESTINADAS A 20 ALUNOS EAD DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA NA ESTRUTURA EAD DE UM SISTEMA DE ENSINO PERMEADO PELA AFETIVIDADE. ASSIM, O RESULTADO SIGNIFICOU A INSTABILIDADE E A DESMOTIVAÇÃO CAUSADA PELA NÃO RELAÇÃO SOCIAL – QUANDO NÃO EXISTE NO AVA PROCESSO AFETIVO ENTRES OS ENVOLVIDOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ISTO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: (BAQUERO, 2012; OLIVEIRA, 2009; ROJO, 2009; PERRENOUD, 2000; LOPES, 2007) DENTRE OUTROS.