REFLEXÕES COM BASE NO ESTUDO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM: ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62406 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4860 "inscrito_id" => 14100 "titulo" => "REFLEXÕES COM BASE NO ESTUDO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM: ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "RESUMO:A ANÁLISE DO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POSSIBILITADA PELO ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM MANAUS-AM ORIGINOU ESTE TRABALHO QUE TEVE COMO META GERAL SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DESTINADOS À UTILIZAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS. O ESTUDO RECORREU À PESQUISA QUANTITATIVA ENVOLVENDO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONTENDO PERGUNTAS RELATIVAS A ACESSIBILIDADE ESCOLAR. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE, APESAR DOS SIGNIFICATIVOS AVANÇOS GARANTIDOS PELAS LEIS ESPECÍFICAS QUE GARANTAM O DIREITO À CIDADANIA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, O AMBIENTE FÍSICO DE NOSSAS ESCOLAS AINDA CONTÉM MUITOS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM A MOBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, EVIDENCIANDO SEU DESPREPARO PARA RECEBÊ-LAS. CONSTATOU-SE QUE A ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR É UM DESAFIO UMA OPORTUNIDADE QUE TRAZ PARA ESCOLA O PAPEL DE ACOLHER TODAS AS PESSOAS SEM EXCEÇÃO, ENSINANDO A IMPORTÂNCIA DE APRENDER COM A DIVERSIDADE E DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS, GARANTINDO A TODOS O DIREITO A EDUCAÇÃO, ONDE O EDUCANDO SE SINTA COMO PARTE DESSE PROCESSO E FAVORECE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE AMBOS E CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: FÍSICA, INTELECTUAL, SOCIAL E EMOCIONAL. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE PARA OS DESAFIOS SEJAM SUPERADOS EM DIFERENTES CONDIÇÕES FÍSICAS, É NECESSÁRIA A COMPREENSÃO PLENA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA ESPAÇO, DESDE A CONCEPÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ATÉ AS NECESSIDADES PEDAGÓGICAS INDIVIDUAIS, TENDO EM VISTA CRIAR AMBIENTES QUE ESTIMULEM O DESEMPENHO DAS TAREFAS DE MANEIRA INDEPENDENTE, SEM AUXÍLIO DE OUTROS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, ESCOLA, ALUNO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID14100_26092019235647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA FRANCISCA MARGARIDO BRAGA GURGEL" "autor_nome_curto" => "KARLA GURGEL" "autor_email" => "karla.gurgel@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS - UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62406 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4860 "inscrito_id" => 14100 "titulo" => "REFLEXÕES COM BASE NO ESTUDO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM: ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "RESUMO:A ANÁLISE DO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POSSIBILITADA PELO ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM MANAUS-AM ORIGINOU ESTE TRABALHO QUE TEVE COMO META GERAL SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DESTINADOS À UTILIZAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS. O ESTUDO RECORREU À PESQUISA QUANTITATIVA ENVOLVENDO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONTENDO PERGUNTAS RELATIVAS A ACESSIBILIDADE ESCOLAR. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE, APESAR DOS SIGNIFICATIVOS AVANÇOS GARANTIDOS PELAS LEIS ESPECÍFICAS QUE GARANTAM O DIREITO À CIDADANIA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, O AMBIENTE FÍSICO DE NOSSAS ESCOLAS AINDA CONTÉM MUITOS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM A MOBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, EVIDENCIANDO SEU DESPREPARO PARA RECEBÊ-LAS. CONSTATOU-SE QUE A ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR É UM DESAFIO UMA OPORTUNIDADE QUE TRAZ PARA ESCOLA O PAPEL DE ACOLHER TODAS AS PESSOAS SEM EXCEÇÃO, ENSINANDO A IMPORTÂNCIA DE APRENDER COM A DIVERSIDADE E DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS, GARANTINDO A TODOS O DIREITO A EDUCAÇÃO, ONDE O EDUCANDO SE SINTA COMO PARTE DESSE PROCESSO E FAVORECE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE AMBOS E CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: FÍSICA, INTELECTUAL, SOCIAL E EMOCIONAL. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE PARA OS DESAFIOS SEJAM SUPERADOS EM DIFERENTES CONDIÇÕES FÍSICAS, É NECESSÁRIA A COMPREENSÃO PLENA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA ESPAÇO, DESDE A CONCEPÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ATÉ AS NECESSIDADES PEDAGÓGICAS INDIVIDUAIS, TENDO EM VISTA CRIAR AMBIENTES QUE ESTIMULEM O DESEMPENHO DAS TAREFAS DE MANEIRA INDEPENDENTE, SEM AUXÍLIO DE OUTROS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, ESCOLA, ALUNO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA11_ID14100_26092019235647.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA FRANCISCA MARGARIDO BRAGA GURGEL" "autor_nome_curto" => "KARLA GURGEL" "autor_email" => "karla.gurgel@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS - UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }