CURRÍCULO SURDO UNIVERSITÁRIO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DOS ESTUDOS CULTURAIS E DOS ESTUDOS SURDOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59761 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 9106 "titulo" => "CURRÍCULO SURDO UNIVERSITÁRIO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DOS ESTUDOS CULTURAIS E DOS ESTUDOS SURDOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO INSTIGA UMA ANÁLISE SOBRE UM CURRÍCULO CRÍTICO, LIBERTADOR, HUMANIZADOR E HOLÍSTICO QUE RESPEITE OS SABERES DOS EDUCANDOS SURDOS, MEDIANTE A SUA DIFERENÇA LINGUÍSTICA, IDENTITÁRIA E CULTURAL. PARA TANTO O TRABALHO PARTI DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO PENSAR EM UM CURRÍCULO PARA SURDOS UNIVERSITÁRIOS QUE ATENDA SUAS DEMANDAS CULTURAIS, LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS? O OBJETIVO É ANALISAR AS TENSÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS E SUAS AÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO PARA UNIVERSITÁRIOS SURDOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM AUTORES COMO LOPES (2007), SKLIAR (1998), DORZIAT (2009), GIROUX (1995), MCLAREN (1991), ENTRE OUTROS. O TRABALHO ILUSTRA DISCUSSÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DOCUMENTAL QUE ABORDAM A TEMÁTICA “CURRÍCULO”, “ ESTUDOS CULTURAIS” E “ESTUDOS SURDOS”. COMO RESULTADO O ARTIGO INFERI QUE O CURRÍCULO DEVE ESTAR VINCULADO AS QUESTÕES CULTURAIS QUE CONDICIONAM AS PARTICULARIDADES E A HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DO INDIVÍDUO, DE FORMA A, INSTIGAR AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS A COMPREENDEREM AS ESTRUTURAS SOCAIS QUE OS OPRIMEM, TENDO EM VISTA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO COM PROBABILIDADE DE ÊXITO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO, ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9106_31072019163411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA DOS SANTOS FURTADO" "autor_nome_curto" => "FURTADO" "autor_email" => "leticiafurtado46@gmail.co" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59761 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 9106 "titulo" => "CURRÍCULO SURDO UNIVERSITÁRIO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DOS ESTUDOS CULTURAIS E DOS ESTUDOS SURDOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO INSTIGA UMA ANÁLISE SOBRE UM CURRÍCULO CRÍTICO, LIBERTADOR, HUMANIZADOR E HOLÍSTICO QUE RESPEITE OS SABERES DOS EDUCANDOS SURDOS, MEDIANTE A SUA DIFERENÇA LINGUÍSTICA, IDENTITÁRIA E CULTURAL. PARA TANTO O TRABALHO PARTI DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO PENSAR EM UM CURRÍCULO PARA SURDOS UNIVERSITÁRIOS QUE ATENDA SUAS DEMANDAS CULTURAIS, LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS? O OBJETIVO É ANALISAR AS TENSÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTUDOS CULTURAIS E SUAS AÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO PARA UNIVERSITÁRIOS SURDOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM AUTORES COMO LOPES (2007), SKLIAR (1998), DORZIAT (2009), GIROUX (1995), MCLAREN (1991), ENTRE OUTROS. O TRABALHO ILUSTRA DISCUSSÕES TEÓRICAS E ANÁLISE DOCUMENTAL QUE ABORDAM A TEMÁTICA “CURRÍCULO”, “ ESTUDOS CULTURAIS” E “ESTUDOS SURDOS”. COMO RESULTADO O ARTIGO INFERI QUE O CURRÍCULO DEVE ESTAR VINCULADO AS QUESTÕES CULTURAIS QUE CONDICIONAM AS PARTICULARIDADES E A HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DO INDIVÍDUO, DE FORMA A, INSTIGAR AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS A COMPREENDEREM AS ESTRUTURAS SOCAIS QUE OS OPRIMEM, TENDO EM VISTA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO COM PROBABILIDADE DE ÊXITO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO, ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9106_31072019163411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA DOS SANTOS FURTADO" "autor_nome_curto" => "FURTADO" "autor_email" => "leticiafurtado46@gmail.co" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }