O PRESENTE ARTIGO VISA DISCUTIR E DESENVOLVER A COMPREENSÃO DAS TEORIAS ESTUDADAS AO LONGO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E A SUA APLICABILIDADE NAS TURMAS DE 6º E 7º ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL OTAVIANO BASÍLIO HERÁCLIO DO RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO – PE, DURANTE O PRIMEIRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE PESQUISA NO PROCESSO DE ENSINO GEOGRÁFICO. NESSE SENTIDO, CABE CONSIDERAR A VIVÊNCIA DO ALUNO DENTRO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, DEMANDANDO A CONSCIÊNCIA CRITICA DE CADA INDIVÍDUO LIGADO AO PROCESSO DE PESQUISA. FOMENTANDO A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CIDADÃOS APTOS A QUESTIONAR O CONHECIMENTO E A RESOLVER PROBLEMAS DO COTIDIANO. POIS O ALUNO NÃO DEVE SER UM MERO AGENTE RECEPTOR DE INFORMAÇÕES; ANTES, DEVE PARTICIPAR ATIVA E EFETIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, AS DISCUSSÕES PROPOSTAS AO LONGO DO ARTIGO, PRETENDEM POR EVIDENCIAR A PESQUISA COMO UM AGENTE EMANCIPATÓRIO DO CONHECIMENTO E INDISSOCIÁVEL DA PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE.