INÚMEROS SÃO AS PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS QUE CONSTATAM EXISTIR E SE APROFUNDAR A CRISE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. E ELA NÃO SE RESTRINGE À EDUCAÇÃO BÁSICA, PERPASSA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E ATINGE, INCLUSIVE, OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU: MESTRADO E DOUTORADO. A CAUSA DESTA CRISE É A PRECÁRIA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, E ELA VEM SE ARRASTANDO A BASTANTE TEMPO ENTRE NÓS, DESDE A DÉCADA DE SESSENTA. SE SABEMOS A CAUSA POR QUE ENTÃO NÃO CONSEGUIMOS SUPERA A CRISE? PORQUE ELA ENVOLVE AS PROFUNDAS DESIGUALDADES SOCIAIS BRASILEIRAS. E O CORAÇÃO DESTAS DESIGUALDADES ENCONTRA-SE, JUSTAMENTE, NA NEGAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM ESTUDAR. PORQUE PARA ESTUDAR É NECESSÁRIO DISPOR DE TEMPO LIVRE, O ESTUDO PRESSUPÕE UM TEMPO SOCIALMENTE NECESSÁRIO PARA ESTUDAR. OBJETIVAMOS NESTA COMUNICAÇÃO EXPOR BREVEMENTE UM MÉTODO RIGOROSO DE ESTUDO, TRATA-SE DE EXPLANAR, AINDA QUE BREVEMENTE, A DINÂMICA DO MÉTODO DE ESTUDO DA LEITURA IMANENTE.