O TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, MELHORAR AS TÉCNICAS DAS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB, VISTO QUE OS LABORATÓRIOS NÃO TÊM A DEMANDA “INDUSTRIAL” NECESSÁRIA PARA UMA GRADE CURRICULAR MAIS CAPACITADA. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO FAZ PARTE DO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DA INSTITUIÇÃO CITADA. O MESMO OCORREU EM UM LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG, DIRECIONADO AO TRATAMENTO DE RESÍDUOS PERMITINDO APRIMORAR TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS VISTOS NO DECORRER DO CURSO TÉCNICO. O ESTÁGIO POSSIBILITOU ENTENDER E REFLETIR TÉCNICAS DOS PROCEDIMENTOS NO MEIO ACADÊMICO, PARA ALÉM DO VIÉS TEÓRICO, QUE NÃO CORRESPONDE NA MAIORIA DAS VEZES A REALIDADE PROFISSIONAL. ISSO FACILITA, PORTANTO, O APRENDIZADO E INTEGRAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO. DEVIDO AS PRÁTICAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, OS PROCEDIMENTOS DESTACADOS NO PRESENTE ARTIGO, COMO O TESTE DE SÓLIDOS TOTAIS E UMIDADE, PROPORCIONARAM UMA MELHOR APTIDÃO E IDENTIFICAÇÃO DE NOVAS E VARIADAS ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS DECORRENTES AO CONTEXTO DO CURSO. O ACESSO AO ESTÁGIO AJUDA A ADQUIRIR MELHOR DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO, CAPACIDADE E ESPIRITO CRÍTICO DOS DISCENTES. POR ISSO, CONCLUI-SE QUE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA ALIADA AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNCIONA COMO SUBSÍDIO NA FORMAÇÃO MAIS COMPLETA E CAPACITADA DOS ALUNOS QUE SE SUBMETEM A ESTA EXPERIÊNCIA.