ESTE RELATO TEM COMO BASE PRINCIPAL FORNECER PARA OS DOCENTES DIFERENTES POSSIBILIDADES DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, AFIM DE MELHORAR O ENTENDIMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. COM A PROMULGAÇÃO DA LEI 10.639/03, QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES DE BASES DA EDUCAÇÃO INCLUINDO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DO BRASIL, PERCEBEU-SE UMA AUSÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O TEMA. BASEADO EM FALAS DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE SOBRE AS DIFICULDADES DE EXERCER TRABALHOS VOLTADOS PRINCIPALMENTE SOBRE QUILOMBOS, TERMO DESTACADO POR LOURDES CARRIL EM SEUS ESCRITOS SOBRE A LONGA BUSCA DA CIDADANIA, O TRABALHO TRAZ SOLUÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES QUE POSSAM FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. BASEANDO-SE NO RESULTADO POSITIVO APÓS A ACEITAÇÃO DOS PROFESSORES EM AGREGAR AS ESTRATÉGIAS A ROTINA ESCOLAR.