RESUMO
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR OS DADOS NA PESQUISA DA VALIDAÇÃO DA CAIXA TÁTIL-SONORA (CATS), NO CURSO DE MESTRADO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO (CMPDI), CONCLUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-UFF- NITERÓI-RJ. PORTANTO NOSSO OBJETIVO VALIDAR A (CATS) NOS SEGUINTES ASPECTOS: SEGURANÇA E RESISTÊNCIA DO PRODUTO, ORIGINALIDADE, FORMATOS SISTEMA BRAILLE E BAIXA VISÃO, COMPARAÇÕES COM ATUAL FORMATO DA CARTOGRAFIA, VOZ E SONORIDADE (RÁPIDA OU LENTA; ALTA OU BAIXA), TEMPO DE COMPREENSÃO DO PRODUTO APRESENTADO, AVALIAR IMPEDIMENTOS SENSÓRIO MOTOR E AUDITIVO. ASSIM SENDO, O MODELO DE PERGUNTA PROPOSTO NESTE TRABALHADO SÃO DE CARÁTER AFIRMATIVO, FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA TABELA RENSIS LIKERT CONHECIDA E MUITO UTILIZADA NO MUNDO ACADÊMICO. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS TESTES E PÓS-TESTES APLICADOS NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO CAMPUS DO COLÉGIO PEDRO II NO ENSINO MÉDIO, CHEGAMOS À CONCLUSÃO ATRAVÉS DE DADOS TABULADOS NO SOFTWARE EXCEL QUE A CATS POSSIBILITARÁ AO DEFICIENTE VISUAL MAIS UMA FERRAMENTA DE TA DE BAIXO CUSTO PARA SEU APRENDIZADO. ASSIM, A PROPOSTA INICIAL DA CATS QUE ENCONTRA-SE EM PROCESSO DE PATENTE NA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO (AGIR-UFF). PORTANTO, VISLUMBRAMOS QUE A CATS PODERÁ SER MAIS UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA AS SALAS DE AULAS E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.