VALIDAÇÃO D0 MAPA TÁTIL - SONORO (CATS) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62970 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 819 "inscrito_id" => 1697 "titulo" => "VALIDAÇÃO D0 MAPA TÁTIL - SONORO (CATS) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR OS DADOS NA PESQUISA DA VALIDAÇÃO DA CAIXA TÁTIL-SONORA (CATS), NO CURSO DE MESTRADO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO (CMPDI), CONCLUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-UFF- NITERÓI-RJ. PORTANTO NOSSO OBJETIVO VALIDAR A (CATS) NOS SEGUINTES ASPECTOS: SEGURANÇA E RESISTÊNCIA DO PRODUTO, ORIGINALIDADE, FORMATOS SISTEMA BRAILLE E BAIXA VISÃO, COMPARAÇÕES COM ATUAL FORMATO DA CARTOGRAFIA, VOZ E SONORIDADE (RÁPIDA OU LENTA; ALTA OU BAIXA), TEMPO DE COMPREENSÃO DO PRODUTO APRESENTADO, AVALIAR IMPEDIMENTOS SENSÓRIO MOTOR E AUDITIVO. ASSIM SENDO, O MODELO DE PERGUNTA PROPOSTO NESTE TRABALHADO SÃO DE CARÁTER AFIRMATIVO, FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA TABELA RENSIS LIKERT CONHECIDA E MUITO UTILIZADA NO MUNDO ACADÊMICO. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS TESTES E PÓS-TESTES APLICADOS NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO CAMPUS DO COLÉGIO PEDRO II NO ENSINO MÉDIO, CHEGAMOS À CONCLUSÃO ATRAVÉS DE DADOS TABULADOS NO SOFTWARE EXCEL QUE A CATS POSSIBILITARÁ AO DEFICIENTE VISUAL MAIS UMA FERRAMENTA DE TA DE BAIXO CUSTO PARA SEU APRENDIZADO. ASSIM, A PROPOSTA INICIAL DA CATS QUE ENCONTRA-SE EM PROCESSO DE PATENTE NA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO (AGIR-UFF). PORTANTO, VISLUMBRAMOS QUE A CATS PODERÁ SER MAIS UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA AS SALAS DE AULAS E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL,, TECNOLOGIA ASSISTIVA, CAIXA TÁTIL-SONORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID1697_01082019150308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUMBERTO BETHOVEN PESSOA DE MELLO" "autor_nome_curto" => "BETHOVEN" "autor_email" => "bethoven.p@uol.com.br" "autor_ies" => "REDE MUNICIPAL DE ENSINO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62970 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 819 "inscrito_id" => 1697 "titulo" => "VALIDAÇÃO D0 MAPA TÁTIL - SONORO (CATS) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR OS DADOS NA PESQUISA DA VALIDAÇÃO DA CAIXA TÁTIL-SONORA (CATS), NO CURSO DE MESTRADO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO (CMPDI), CONCLUÍDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-UFF- NITERÓI-RJ. PORTANTO NOSSO OBJETIVO VALIDAR A (CATS) NOS SEGUINTES ASPECTOS: SEGURANÇA E RESISTÊNCIA DO PRODUTO, ORIGINALIDADE, FORMATOS SISTEMA BRAILLE E BAIXA VISÃO, COMPARAÇÕES COM ATUAL FORMATO DA CARTOGRAFIA, VOZ E SONORIDADE (RÁPIDA OU LENTA; ALTA OU BAIXA), TEMPO DE COMPREENSÃO DO PRODUTO APRESENTADO, AVALIAR IMPEDIMENTOS SENSÓRIO MOTOR E AUDITIVO. ASSIM SENDO, O MODELO DE PERGUNTA PROPOSTO NESTE TRABALHADO SÃO DE CARÁTER AFIRMATIVO, FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA TABELA RENSIS LIKERT CONHECIDA E MUITO UTILIZADA NO MUNDO ACADÊMICO. A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS TESTES E PÓS-TESTES APLICADOS NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO CAMPUS DO COLÉGIO PEDRO II NO ENSINO MÉDIO, CHEGAMOS À CONCLUSÃO ATRAVÉS DE DADOS TABULADOS NO SOFTWARE EXCEL QUE A CATS POSSIBILITARÁ AO DEFICIENTE VISUAL MAIS UMA FERRAMENTA DE TA DE BAIXO CUSTO PARA SEU APRENDIZADO. ASSIM, A PROPOSTA INICIAL DA CATS QUE ENCONTRA-SE EM PROCESSO DE PATENTE NA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO (AGIR-UFF). PORTANTO, VISLUMBRAMOS QUE A CATS PODERÁ SER MAIS UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA AS SALAS DE AULAS E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL,, TECNOLOGIA ASSISTIVA, CAIXA TÁTIL-SONORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID1697_01082019150308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUMBERTO BETHOVEN PESSOA DE MELLO" "autor_nome_curto" => "BETHOVEN" "autor_email" => "bethoven.p@uol.com.br" "autor_ies" => "REDE MUNICIPAL DE ENSINO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }