ESTE TEXTO TRAZ REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE FORAM VIVENCIADAS, PROBLEMATIZADAS E MODIFICADAS NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM O ESPORTE ULTIMATE FRISBEE. O PRESENTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E DESCRITIVO. A DISCUSSÃO DE GÊNERO SURGIU NAS RODAS DE CONVERSA, QUANDO AO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS DESSE ESPORTE INSERIDO NO CONTEXTO DE TURMAS MISTAS, ALGUNS MENINOS CONSEGUIRAM APONTAR QUE AS HABILIDADES NO JOGO NÃO DEPENDEM DAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS LIGADAS AO SEXO, MAS AO INTERESSE E A OPORTUNIDADE QUE CADA UM TEVE E TEM DE SE MOVIMENTAR. APROVEITANDO ESSA INTERVENÇÃO A PROFESSORA LEVANTOU OUTROS QUESTIONAMENTOS: HOUVE ADAPTAÇÕES PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE TODOS NAS AULAS? COMO FOI JOGAR EM EQUIPES MISTAS? E HOUVE IGUALDADE, RESPEITO E COOPERAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS NAS AULAS? A PARTIR DE ENTÃO HOUVE RICAS DISCUSSÕES SOBRE DETERMINISMO BIOLÓGICO, GÊNERO, CULTURA, INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS. CONCLUI-SE QUE É PRECISO REPENSAR A POSIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, BUSCANDO OPORTUNIZAR AOS ALUNOS DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, BEM COMO GARANTIR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS PARA TODA TURMA, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS MÚLTIPLAS SUBJETIVIDADES.