A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM ELEMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NORTEADOR DA PRÁTICA DOCENTE, E, PORTANTO, DEVE ESTAR PRESENTE NO COTIDIANO DOS PROFESSORES. DIANTE DESTE FATO, NOS QUESTIONAMOS: QUAL O CONCEITO DE AVALIAÇÃO APRESENTADA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO ÚLTIMO PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA PÚBLICA? A PARTIR DISSO, DELINEAMOS COMO OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO: DIAGNOSTICAR A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, NO ÚLTIMO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. E, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ANALISAR AS MUDANÇAS CONCEITUAIS QUE OCORRERAM APÓS A EXPOSIÇÃO DIALOGADA. OS ATORES SOCIAIS FORAM NOVE ESTUDANTES DO OITAVO PERÍODO, MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO IV. A METODOLOGIA CONSISTIU NA IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DE UMA SDI, SEGUIDA DE UMA EXPOSIÇÃO DIALOGADA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. AO SEU TÉRMINO, RETOMAMOS O CONCEITO INICIAL E REALIZAMOS O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA SÍNTESE. PARA O TRATAMENTO DE DADOS, UTILIZAMOS A ANÁLISE HERMENÊUTICA-DIALÉTICA. IDENTIFICAMOS QUE MESMO NUM CURTO PERÍODO DE TEMPO, A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA POSSIBILITOU MUDANÇA CONCEITUAL SIGNIFICATIVA NA CONCEPÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES, COLOCANDO O PROFESSOR COMO PARTE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA AUTORREFLEXÃO, ENTRETANTO A TOMADA DE DECISÃO FRENTE OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO EMERGIU NA REELABORAÇÃO DA SÍNTESE, SENDO ESTA UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA PRÁTICA AVALIATIVA.