À MEDIDA EM QUE AS INFORMAÇÕES CIRCULAM CADA VEZ MAIS RÁPIDO, TORNA-SE PRIMORDIAL PARA A ESCOLA TRANSFORMÁ-LAS EM CONHECIMENTO. PARA O EDUCADOR CABE A MISSÃO DE DESENVOLVER A CRITICIDADE DOS EDUCANDOS ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS DISCIPLINARES. NESTA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO DISCUTE A CHARGE COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. PARA TANTO, BUSCA AVERIGUAR SE OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA, QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÊM UTILIZADO ESTA METODOLOGIA COMO UM RECURSO AUXILIADOR PARA SUA PRÁTICA E PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, O TRABALHO SEGUE INICIALMENTE, UM CAMINHO DE REFLEXÕES TEÓRICAS, POR MEIO DA QUAL BUSCAMOS TRAÇAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A CHARGE NO ENSINO DE CONTEÚDOS ESCOLARES, COM FOCO MAIS PRECISO NO ENSINO DE CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, BUSCAMOS COLETAR INFORMAÇÕES JUNTO AOS PROFESSORES, UTILIZANDO O INSTRUMENTO FORMULÁRIOS GOOGLE, POR MEIO DO QUAL PUDEMOS SISTEMATIZAR AS QUESTÕES E COMPARTILHÁ-LAS. COMPREENDEMOS QUE O USO DE LINGUAGENS ALTERNATIVAS AO LIVRO DIDÁTICO É INTERESSANTE TANTO PARA OS ALUNOS, QUANTO PARA OS PROFESSORES, QUE ACABAM PRECISANDO BUSCAR NOVAS FONTES DE PESQUISA E CONHECIMENTO PARA OBTER MELHORES RESULTADOS EM SUA PRÁTICA NA SALA DE AULA. CONSTATAMOS QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS REALMENTE TÊM FEITO USO DA CHARGE EM SUAS AULAS E QUE AS EXPERIÊNCIAS COM O GÊNERO TEXTUAL DURANTE SUA FORMAÇÃO INICIAL, PROPORCIONOU UM RESULTADO POSITIVO - O QUE OS LEVOU A UTILIZÁ-LAS DURANTE SUAS AULAS, PARA PROMOVER O DEBATE, IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO E A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEMAS DIVERSOS.