NESTE ARTIGO, ANALISAMOS AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS DE TURMAS “AVANÇADAS” OFERTADAS POR UMA GRANDE ESCOLA
PARTICULAR DE FORTALEZA/CE. SOB ESSE PANORAMA, EXISTEM DIVERSOS FATORES QUE INTERFEREM DIRETAMENTE
NESSAS EXPERIÊNCIAS, ASSIM COMO SÃO AMPLAS AS CONDIÇÕES INTIMAMENTE LIGADAS AO CENÁRIO DO JOVEM
NESSE AMBIENTE QUE, NA MESMA PROPORÇÃO, INFLUENCIAM NO SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. PORTANTO, ESTE
ARTIGO POSSUI COMO OBJETIVO ENTENDER A INFLUÊNCIA DAS FAMÍLIAS E DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO
CONTEXTO DAS TURMAS “AVANÇADAS”. ADEMAIS, UTILIZAMOS COMO BASE TEÓRICA OS POSTULADOS TEÓRICOS
ELABORADOS POR ANTÔNIO GRAMSCI E KARL MARX NO QUE TANGE AO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NOS PROCESSOS DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DOS JOVENS. POR FIM, COMO METODOLOGIA, APLICAMOS QUESTIONÁRIO ONLINE COM
PERGUNTAS ESTRUTURADAS PARA OS PARTICIPANTES. TODAS AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM SALVAS PARA POSTERIOR
ANÁLISE. COM ISSO, A PARTIR DOS RESULTADOS DESSE ESTUDO É POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS ALUNOS DAS TURMAS
“AVANÇADAS” SE SENTEM MAIS PRESSIONADOS A GARANTIR SEMPRE MELHORES RESULTADOS TANTO PELOS PAIS, QUANTO
PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO, FATO QUE AFETA DIRETAMENTE O SEU PSICOLÓGICO E O SEU RENDIMENTO ESCOLAR. E AINDA,
RECEBEM UM TRATAMENTO DIFERENCIADO COM RELAÇÃO AOS DEMAIS EM FUNÇÃO DA SEGREGAÇÃO QUE A PRÓPRIA
INSTITUIÇÃO ESCOLAR IMPÕE.