NO PRESENTE ARTIGO BUSCAMOS RELATAR NOSSA EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO “LÍNGUA E CULTURA FRANCESA ATRAVÉS DA MÚSICA PARA ALUNOS E SERVIDORES DA UFPB E COMUNIDADE EXTERNA”, ANO 2019, AINDA EM ANDAMENTO. O PROJETO ACONTECE POR MEIO DE OFICINAS DE LÍNGUA E CULTURA FRANCESA ATRAVÉS DE LETRAS E VIDEOCLIPES DE MÚSICAS FRANCÓFONAS DOS ANOS 50,60,70,80,90 E DA ATUALIDADE, PARA ALUNOS E SERVIDORES DA UFPB E COMUNIDADE EXTERNA DE JOÃO PESSOA, EM ENCONTROS SEMANAIS COM DURAÇÃO DE 2 HORAS. O OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO É INICIAR O ALUNO AO APRENDIZADO E AO CONTATO COM LÍNGUA E CULTURA FRANCESA, MAS, SOBRETUDO DE SENSIBILIZÁ-LO À DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE E DISCUTIR TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIOCULTURAL ATRAVÉS DO TRABALHO COM LETRAS DE MÚSICAS FRANCÓFONAS, NOS UTILIZANDO DAS DIVERSAS FORMAS DE TRADUÇÃO, QUANDO NECESSÁRIO, A FIM DE QUE HAJA UMA EFETIVA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS APRENDENTES, ALÉM DE OBSERVAR COMO OS ALUNOS COMPREENDEM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS ESPECÍFICAS DA LÍNGUA FRANCESA. ESTAMOS PERSUADIDOS DE QUE A ESCOLHA DO MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E DOS TEXTOS DE LEITURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DEVE PARTIR DE TEMAS DE INTERESSE DOS ALUNOS POSSIBILITANDO-LHES REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS E A AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO, CONFORME A PROPOSTA EDUCATIVA FOCALIZADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN).