O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), É UM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE, VOLTADO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TENDO COMO PONTO FUNDAMENTAL A CORRELAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EXIGIDO NA FORMAÇÃO DOCENTE. SENDO ASSIM OS RESIDENTES ESTUDANTES BENEFICIADOS COM O PRP, E DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) CAMPUS-IGUATU, PREOCUPADOS COM O ENSINO DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MESMA INSTITUIÇÃO, EFETIVARAM UM PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE PROPORCIONAVA UM CURSO COM AULA PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TAIS PRÁTICAS ERAM RELACIONADAS AO CONTEÚDO TEÓRICO ESTUDADO EM SALA DE AULA COM O PROFESSOR DE QUÍMICA. PARA TER UM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE AS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM COM RELAÇÃO AO ESTUDO DE QUÍMICA, ASSIM COMO QUAIS AS VANTAGENS DE APRENDIZAGEM QUE AS AULAS PRÁTICAS PROPORCIONAM, FORAM PROPOSTOS DOIS QUESTIONÁRIOS PARA OS ALUNOS INSCRITOS NO CURSO, ONDE O PRIMEIRO FOI APLICADO NO PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES DO CURSO E O SEGUNDO NO ÚLTIMO DIA DAS ATIVIDADES. OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS E PÔDE SER NOTADO QUE HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE POR PARTE DOS ALUNOS PARA ENTENDER OS CONTEÚDO DE QUÍMICA, TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA É DE GRANDE BENEFÍCIO PARA UM MELHOR APRENDIZADO DOS ALUNOS.