O PRESENTE ARTIGO SE INSERE NA DISCUSSÃO SOBRE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO PELA VISÃO DA PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR. PARA TANTO, O OBJETIVO GERAL É ANALISAR A INFLUÊNCIA DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO QUE FAZEM USO DA PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, E TEM POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS DEFINIR O QUE É TERAPIA ASSISTIDA COM ANIMAIS (TAA), SUAS CARACTERÍSTICAS E INDICAÇÕES; APRESENTAR A RELAÇÃO ENTRE TAA E A ATUAÇÃO DA PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM; APRESENTAR BREVEMENTE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO; INVESTIGAR A PRÁTICA DA TAA E SEUS RESULTADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EQUOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR. NA PESQUISA, DE CARÁTER BÁSICA E EXPLORATÓRIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CAMPO EM UMA INSTITUIÇÃO QUE PRESTA TAA, A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS COM PROFISSIONAIS DA EQUIPE. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A TAA PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO E POTENCIAL DE APRENDIZAGEM DE SUJEITOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO, SENDO UMA TEMÁTICA DE INTERESSE AO CAMPO DA PESQUISA A ATUAÇÃO DA PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR.