O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO OLHAR DE DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL NO INTERIOR DO ESTADO DO PARÁ. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA REALIZADA COM DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ENFRENTAM MUITOS OBSTÁCULOS EM SUA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE COMO, POR EXEMPLO, A FALTA DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA, AS BARREIRAS ATITUDINAIS IMPOSTAS POR ALGUNS PROFESSORES QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ATUAR COM UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA. NO ENTANTO, APONTAM COMO POSITIVO ALGUMAS AÇÕES QUE A UNIVERSIDADE DESENVOLVE, COMO POR EXEMPLO, A TRANSCRIÇÃO EM BRAILLE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS DISCIPLINAS E O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO OFERECIDO AOS ALUNOS. A REALIDADE APRESENTADA PELOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DEIXA CLARO QUE A UNIVERSIDADE, APESAR DE TER AVANÇADO EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DOS ALUNOS PCD, AINDA PRECISA PROMOVER E EFETIVAR AÇÕES QUE MELHOREM A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NA INSTITUIÇÃO E É PRECISO TAMBÉM PENSAR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM COM ESSES ALUNOS PARA QUE ELES POSSAM OFERECER UM ENSINO QUE OS AJUDEM A DESENVOLVER SUA APRENDIZAGEM GARANTINDO ASSIM A SUA PERMANÊNCIA COM QUALIDADE.