A SAÚDE MENTAL E TRABALHO SÃO PROCESSOS QUE NOS LEVAM A REFLEXÕES. POIS, PODEM PRODUZIR REAÇÕES PSÍQUICAS E DESENCADEAR PROCESSOS PSICOPATOLÓGICOS. OBJETIVA-SE DESENHAR O PERFIL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CRATEÚS-CE COM RISCOS A SÍNDROME DE BURNOUT. É UM ESTUDO DESCRITIVO, ANALÍTICO COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. É FRUTO DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NO PERÍODO FEVEREIRO A ABRIL DE 2018, COM 34 (TRINTA E QUATRO) DOCENTES. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO OBEDECENDO ÀS RECOMENDAÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, NA RESOLUÇÃO 466/12, CONFORME O PARECER DO CEP: 113/2017. ADOTOU-SE A ANÁLISE TEMÁTICA E CATEGORIZAÇÃO DAS FALAS. EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAIS: PERFIL SÓCIO- DEMOGRÁFICO DOS PROFESSORES E A DISCUSSÃO SOBRE A PROFISSÃO EXERCIDA DIANTE DOS FATORES DE RISCO E DOS SINTOMAS DA SÍNDROME DE BURNOUT. EVIDENCIOU-SE QUE OS DOCENTES SÃO PREVALENTEMENTE DO SEXO FEMININO, IDADE ENTRE 40 A 50 ANOS, CASADOS, COM TÍTULO DE GRADUAÇÃO. DETECTOU-SE QUE OS PROFISSIONAIS ESTÃO VULNERÁVEIS AOS FATORES DE RISCO PARA A SÍNDROME DE BURNOUT. OS FATORES DE RISCO MAIS COMUNS ESTÃO: TEMPO EM QUE O DOCENTE TRABALHA NA ÁREA, A CARGA HORARIA DE TRABALHO, MAIS DE UM EMPREGO, A FALTA DE PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, TIPO DE ROUPA QUE COSTUMA TRABALHAR, TABAGISMO E ETILISMO, DOENÇAS CRÔNICAS, USO DE MEDICAÇÕES, EVENTOS MARCANTES NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL E OUTROS. CABE RESSALTAR QUE É URGENTE ATIVIDADES DE PROMOÇÃO A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.