O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA COMPREENDER COMO FUNCIONAM AS ATIVIDADES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS, EM INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO NA CIDADE DE FORTALEZA, CUJA BASE METODOLÓGICA É O MÉTODO MONTESSORI DE EDUCAÇÃO. PARA ESSA PESQUISA, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM ENTREVISTA ESTRUTURADA COM DIFERENTES MEMBROS DA INSTITUIÇÃO QUE ATUAM DIRETAMENTE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, PESQUISA DO REFERENCIAL TEÓRICO QUE EMBASA A METODOLOGIA DA ESCOLA PESQUISADA E OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DE YOGA, CULINÁRIA E PERMACULTURA, ALÉM DE VISITA GUIADA À SALA DE AULA. O TRABALHO DEMONSTRA QUE A METODOLOGIA SE ENCONTRA ALINHADA COM AS ATUAIS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E QUE AS CRIANÇAS ATENDIDAS PELA ESCOLA, COMEÇARAM A SE APROPRIAR DO VOCABULÁRIO E DAS ATITUDES APRENDIDAS NESSAS ATIVIDADES. A INSTITUIÇÃO PESQUISADA, DEMONSTRA UMA PREOCUPAÇÃO TEÓRICO-PEDAGÓGICA, MAS TAMBÉM FACTUAL, PRÁTICA E VIVENCIAL COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NÃO SOMENTE DAS CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS, FOCO DESTA INVESTIGAÇÃO E DE OBSERVAÇÃO MAIS DETALHADA, MAS ANTERIOR E POSTERIOR A ESSA FAIXA ETÁRIA