RESUMO
ESTE TRABALHO TRAZ UMA PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ACEITAÇÃO DOS CABELOS CRESPOS TÃO PRESENTES NAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE SENDO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PERCEBO A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO ESPAÇO EM QUE ATUO. SENDO ASSIM, É FUNDAMENTAL PENSAR NA CRIANÇA QUE POSSUI O CABELO CRESPO DESENVOLVENDO PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ACEITAÇÃO E EMPODERAMENTO, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. A PESQUISA CONTARÁ RELATOS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DA SERRA NO ESPÍRITO SANTO. PARA EMBASAMENTO DA PESQUISA SERÁ UTILIZADA COLETAS DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, OBSERVAÇÕES, DESENHOS DAS CRIANÇAS E ENTREVISTAS EM SALÃO DE BELEZA. O REFERIDO ESTUDO CORROBORA PARA UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE FORMA POSITIVA, EM QUE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO ANOS DE IDADE JÁ CHEGAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM OS CABELOS ALISADOS E TRANSFORMADOS POR PROCESSOS QUÍMICOS, OUTRAS JÁ TECEM COMENTÁRIOS QUE NÃO QUEREM OS CABELOS CRESCENDO PARA CIMA. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DA PESQUISA É CONTRIBUIR PARA A DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO QUE INFERIORIZA OS CABELOS CRESPOS O QUE FAZ NECESSÁRIO LITERATURAS INFANTIS, PERSONAGENS, BRINQUEDOS, TEATROS, MÚSICAS E DANÇAS, VOLTADAS PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA E DOS CABELOS CRESPOS.