O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES INDÍGENAS REPERCUTEM EM SEU COTIDIANO PARA O FORTALECIMENTO DA SUA CULTURA, DE SUA HISTÓRIA E DE SUA IDENTIDADE, NÃO SÓ EM MEIO AO ESPAÇO ACADÊMICO, MAS FORA DELE TAMBÉM. DESSA MANEIRA, TÊM-SE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR SE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADQUIRIDAS NO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, POR PARTE DOS DOCENTES INDÍGENAS, FORTALECEM, VALORIZAM A CULTURA, A HISTÓRIA E IDENTIDADE INDÍGENAS NOS ALUNOS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO MÉTODO DE ANÁLISE E AS TÉCNICAS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E DE CONVERSAS INFORMAIS COMO FERRAMENTAS PARA A COLETA DE DADOS. TAIS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS FORAM APLICADAS NOS DOCENTES, EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA QUE PERTENCE AO NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE (NFD), DO CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS DO REFERIDO CURSO SE APROPRIAM DOS CONHECIMENTOS ABORDADOS NA LICENCIATURA DE FORMA A PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL UTILIZANDO A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE PARA A PRODUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DE SEU POVO.