INCLUSÃO, TEA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA –
INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFISSIONAIS DE APOIO À
CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60789 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5992 "inscrito_id" => 4104 "titulo" => """ INCLUSÃO, TEA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA –\r\n INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFISSIONAIS DE APOIO À\r\n CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA """ "resumo" => """ TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE ATIVIDADES DO SUBPROJETO “A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM\r\n TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM”, PARTE\r\n DO PIBID. DIANTE DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUAM\r\n COMO PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE,\r\n CONSTRUIU-SE UM PLANO DE INTERVENÇÃO PARA ABORDAR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO TEA E DA\r\n COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. FOI PROPOSTA UMA PESQUISA-AÇÃO, PRESSUPONDO UMA ATUAÇÃO DIALÉTICA DE\r\n IDENTIFICAÇÃO DE NOÇÕES E SENTIDOS QUE PERPASSAM A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DE\r\n CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, CUJO OBJETIVO ERA PERMITIR\r\n QUE PARTE DA EQUIPE ESCOLAR QUE INTEGRA A ESCOLA FOSSE SENSIBILIZADA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS\r\n PESSOAS COM AUTISMO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESTES ESTUDANTES . MARCOS LEGAIS QUE CONSTITUEM A\r\n EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO SUBJETIVO, ESTUDOS SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA INCLUSÃO NA ESCOLA,\r\n ESPECIFICIDADES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA E SOBRE A CAA SERVIRAM DE BASE TANTO\r\n PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERVENÇÃO COM ESTAGIÁRIOS, COMO PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID4104_03102019235037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS BONAMIGO" "autor_nome_curto" => "LAIS BONAMIGO" "autor_email" => "laisbonamigo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60789 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5992 "inscrito_id" => 4104 "titulo" => """ INCLUSÃO, TEA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA –\r\n INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFISSIONAIS DE APOIO À\r\n CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA """ "resumo" => """ TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE ATIVIDADES DO SUBPROJETO “A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM\r\n TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM”, PARTE\r\n DO PIBID. DIANTE DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUAM\r\n COMO PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE,\r\n CONSTRUIU-SE UM PLANO DE INTERVENÇÃO PARA ABORDAR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO TEA E DA\r\n COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. FOI PROPOSTA UMA PESQUISA-AÇÃO, PRESSUPONDO UMA ATUAÇÃO DIALÉTICA DE\r\n IDENTIFICAÇÃO DE NOÇÕES E SENTIDOS QUE PERPASSAM A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DE\r\n CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, CUJO OBJETIVO ERA PERMITIR\r\n QUE PARTE DA EQUIPE ESCOLAR QUE INTEGRA A ESCOLA FOSSE SENSIBILIZADA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS\r\n PESSOAS COM AUTISMO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESTES ESTUDANTES . MARCOS LEGAIS QUE CONSTITUEM A\r\n EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO SUBJETIVO, ESTUDOS SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA INCLUSÃO NA ESCOLA,\r\n ESPECIFICIDADES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA E SOBRE A CAA SERVIRAM DE BASE TANTO\r\n PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERVENÇÃO COM ESTAGIÁRIOS, COMO PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID4104_03102019235037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS BONAMIGO" "autor_nome_curto" => "LAIS BONAMIGO" "autor_email" => "laisbonamigo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }