TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE ATIVIDADES DO SUBPROJETO “A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM”, PARTE
DO PIBID. DIANTE DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUAM
COMO PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE,
CONSTRUIU-SE UM PLANO DE INTERVENÇÃO PARA ABORDAR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO TEA E DA
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. FOI PROPOSTA UMA PESQUISA-AÇÃO, PRESSUPONDO UMA ATUAÇÃO DIALÉTICA DE
IDENTIFICAÇÃO DE NOÇÕES E SENTIDOS QUE PERPASSAM A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DE
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, CUJO OBJETIVO ERA PERMITIR
QUE PARTE DA EQUIPE ESCOLAR QUE INTEGRA A ESCOLA FOSSE SENSIBILIZADA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS
PESSOAS COM AUTISMO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESTES ESTUDANTES . MARCOS LEGAIS QUE CONSTITUEM A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO SUBJETIVO, ESTUDOS SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA INCLUSÃO NA ESCOLA,
ESPECIFICIDADES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA E SOBRE A CAA SERVIRAM DE BASE TANTO
PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERVENÇÃO COM ESTAGIÁRIOS, COMO PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA.