Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO, TEA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA – INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFISSIONAIS DE APOIO À CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      COMO PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE,\r\n
      CONSTRUIU-SE UM PLANO DE INTERVENÇÃO PARA ABORDAR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO TEA E DA\r\n
      COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. FOI PROPOSTA UMA PESQUISA-AÇÃO, PRESSUPONDO UMA ATUAÇÃO DIALÉTICA DE\r\n
      IDENTIFICAÇÃO DE NOÇÕES E SENTIDOS QUE PERPASSAM A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DE\r\n
      CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, CUJO OBJETIVO ERA PERMITIR\r\n
      QUE PARTE DA EQUIPE ESCOLAR QUE INTEGRA A ESCOLA FOSSE SENSIBILIZADA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS\r\n
      PESSOAS COM AUTISMO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESTES ESTUDANTES . MARCOS LEGAIS QUE CONSTITUEM A\r\n
      EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO SUBJETIVO, ESTUDOS SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA INCLUSÃO NA ESCOLA,\r\n
      ESPECIFICIDADES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA E SOBRE A CAA SERVIRAM DE BASE TANTO\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE ATIVIDADES DO SUBPROJETO “A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM”, PARTE DO PIBID. DIANTE DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUAM COMO PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE, CONSTRUIU-SE UM PLANO DE INTERVENÇÃO PARA ABORDAR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DO TEA E DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. FOI PROPOSTA UMA PESQUISA-AÇÃO, PRESSUPONDO UMA ATUAÇÃO DIALÉTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE NOÇÕES E SENTIDOS QUE PERPASSAM A ATUAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, CUJO OBJETIVO ERA PERMITIR QUE PARTE DA EQUIPE ESCOLAR QUE INTEGRA A ESCOLA FOSSE SENSIBILIZADA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS PESSOAS COM AUTISMO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESTES ESTUDANTES . MARCOS LEGAIS QUE CONSTITUEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO SUBJETIVO, ESTUDOS SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA INCLUSÃO NA ESCOLA, ESPECIFICIDADES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA E SOBRE A CAA SERVIRAM DE BASE TANTO PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERVENÇÃO COM ESTAGIÁRIOS, COMO PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA.

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